terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Os novos ônibus Metropolitanos Climatizados

Por Fortalbus
As empresas de ônibus vêm investindo em melhorias no serviço, com vistas a manter os clientes. Um dos itens que vem atraindo a atenção dos usuários, é os ônibus com ar condicionado, um conforto para cidades quentes como a Região Metropolitana de Fortaleza. 

O ar condicionado tem como finalidade controlar o fluxo de ar, temperatura e umidade, proporcionando um ambiente agradável aos seus usuários. O sistema de ar condicionado deve manter o ambiente do carro em condição confortável para os passageiros, mesmo que as condições do lado externo do veículo sejam desfavoráveis.

Com a licitação das linhas de ônibus metropolitano de Fortaleza, promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que pretende ampliar a rede para 59 linhas, todas com a implantação de ar-condicionado em 100% da frota, por um prazo de até quatro anos de operação. O sistema de transporte intermunicipal da Região Metropolitana será dividido em quatro áreas operacionais: Área de Operação Oeste, Área de Operação Caucaia, Área de Operação Sul e Área de Operação Leste. 

Mediante a essa nova filosofia de conforto que o transporte metropolitano licitado vai oferecer aos seus usuários, três empresas do setor já renovaram suas frotas em 2014 com seus veículos climatizados. No total até agora as Empresas Vitória, Via Metro e São Paulo, já disponibilizam 13 ônibus com esta nova tecnologia.

A Empresa Vitória está adquiriu 09 unidades da carroceria Marcopolo, modelo Torino veio sobre o chassi Mercedes-Benz OF-1721. Os carros são equipados com GPS, iluminação interna em led, assentos estofados e computador de bordo. 

A Via Metro, responsável por linhas que ligam as cidades de Maracanaú a Fortaleza, também está operando com 02 unidades do modelo Neobus Mega Plus, com chassi OF-1721 Euro V climatizados. 

A Empresa São Paulo inovou com seu Apache Vip IV, são 02 unidades adquiridas, com chassis Mercedes-Benz OF-1724 L, equipados com ar condicionado, tv a bordo e wi-fi. 

Vale lembrar que desde 2012, a Empresa São Benedito opera com 02 unidades de ônibus climatizados do modelo Svelto com poltronas reclinavéis, nas linhas metropolitanas.

4 comentários:

  1. queria ter notícias dessa licitação !? jah ocorreu ou vai ocorrer ainda????

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo.

    O Detran-CE apenas apresentou a proposta para a licitação, para que as empresas possam concorrer. Mas ainda o processo licitatório está parado por conta de reajustes.

    ResponderExcluir
  3. A vega vai possuir ônibus com ar condicionado?

    ResponderExcluir
  4. A tendência é que todas as novas aquisições do transporte coletivo de Fortaleza venha ser climatizado.

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados