quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Fortaleza: Novos corredores de ônibus estão em processo de licitação

Os usuários do transporte público de Fortaleza poderão, em breve, contar com mais espaços nas vias da cidade dedicados exclusivamente aos coletivos. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) abriu licitação para a implantação de dois novos corredores expressos para ônibus na Capital: Augusto dos Anjos/José Bastos e Fernandes Távora/Expedicionários. 

Prometidos desde o ano passado, os projetos devem sair do papel, conforme o órgão, até o próximo mês de junho. O pacote de obras para viabilizar a operação dos sistemas está orçado em R$ 250 milhões e incluirá a requalificação de grandes avenidas e dos terminais do Siqueira e da Parangaba.

Samuel Dias, titular da Pasta, explica que o corredor Augusto dos Anjos/José Bastos terá como finalidade ligar o Terminal do Siqueira ao Centro da cidade. Segundo o gestor, a intervenção faz parte do Primeiro Anel Expresso de Fortaleza, proposta de complementação da Via Expressa com trechos de transporte rápido entre o Mucuripe e a Avenida Presidente Castello Branco (Leste-Oeste), passando por avenidas como Aguanambi, João Pessoa e Bezerra de Menezes.

Já o corredor Fernandes Távora/Expedicionários irá levar os passageiros do Terminal da Parangaba até o Centro, por meio da Avenida Senador Fernandes Távora, Rua Germano Franck, Rua 15 de Novembro e Avenida Expedicionários.

Conforme Dias, para possibilitar a implementação dos dois espaços, serão necessárias obras de requalificação em determinados pontos da Capital. "Vai haver a reconstrução viária da Fernandes Távora e da Expedicionários e será feita uma ligação no Montese que ainda não existe entre a Rua 15 de Novembro e a Expedicionários", explica o secretário. "Também haverá a duplicação da Avenida Antônio Augusto, e está prevista a construção de um viaduto no cruzamento da José Bastos com a Fernandes Távora", acrescenta.

O conjunto de intervenções também abrange reformas nos dois terminais de ônibus que servem de ponto de partida dos corredores. Segundo o titular da Seinf, o Siqueira passará por melhorias nas instalações e ampliação total, aos moldes do Terminal do Antônio Bezerra. Serão construídas novas áreas para embarque e desembarque de passageiros, com o intuito de aumentar a capacidade de usuários e conferir mais segurança ao trânsito de pedestres dentro do equipamento.

"O Terminal da Parangaba também vai passar por uma pequena ampliação para haver a conexão com os ônibus dos corredores, o VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) e o metrô", salienta Samuel Dias.

O titular da Seinf afirma que o resultado das licitações será anunciado em abril e os trabalhos devem começar até o mês de junho. "Como são obras em vias urbanas bastante movimentadas, o prazo total para conclusão é 36 meses", garante.

Túneis
Além destes, a Secretaria de Infraestrutura pretende implantar pelo menos quatro outros corredores expressos em Fortaleza nos próximos anos. Um deles é o Primeiro Anel Expresso, que terá, ao todo, extensão de 6,8 Km. Para interligar os terminais da Messejana e do Antônio Bezerra, haverá o corredor Perimetral/Juscelino Kubitschek, o qual deve acarretar a construção de seis túneis, dois viadutos e a instalação de 80 estações de embarque e desembarque.

Também será viabilizado um corredor que irá do Terminal do Antônio Bezerra à Barra do Ceará e outro que fará a conexão entre a Messejana e o Centro, abrangendo a BR-116 e as avenidas Aguanambi e Domingos Olímpio. Este último, segundo Samuel Dias, terá prioridade de instalação, em virtude da grande demanda de passageiros e do avanço no andamento do projeto. "Esse corredor vai ser 100% expresso e é o que está com projetos mais maduros. Esperamos lançar a licitação em março e até junho concluir o processo", diz.

Atualmente, Fortaleza possui dois corredores expressos com implantação em curso. O Antônio Bezerra/Papicu deve ser entregue somente no próximo ano, após o término das obras na Avenida Bezerra de Menezes e da construção do túnel no cruzamento entre as avenidas Engenheiro Santana Junior e Padre Antônio Tomás. Já o Parangaba/Papicu, que passa pela Via Expressa e pelas avenidas Alberto Craveiro e Paulino Rocha, ficará para 2017, diz o secretário.
Com informações: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados