quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Fortaleza: Projetos de mobilidade impacta diretamente os usuários de ônibus

O cenário urbano de Fortaleza tem ganhado novos moldes de um ano para cá, quando tiveram início os projetos do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt). Além disso, viadutos, túneis e o corredor exclusivo de ônibus estão sendo implantados como obras do BRT (trânsito rápido para ônibus, em inglês). O objetivo é oferecer melhorias na mobilidade urbana. Os ônibus ganharam faixas exclusivas,  e os binários já mostram resultados positivos com relação à redução de congestionamentos e ganhos de velocidade média dos veículos. 

As faixas exclusivas para ônibus também são uma ação que tem dado retorno positivo para os usuários de ônibus. O servidor público Herson Miranda, por exemplo, percebeu a redução de 15 minutos no trajeto que realizava entre as Av. da Universidade, no Benfica, e a Santos Dumont, na Aldeota. “Trafego diariamente, e é perceptível a rapidez. Antes levava 40 minutos e agora está mais ágil”, falou.   

Para o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, um retorno obtido com o apoio da fiscalização realizada nas faixas.  “A fiscalização coíbe o uso equivocado da faixa. Na Av. da Universidade, o ganho é 69% de velocidade média e na Carapinima 120%. Os ônibus estão circulando mais rápido, e o usuário chega mais rápido ao seu destino”. Segundo ele, ao final de 2014, Fortaleza somou 53km de faixa exclusiva de ônibus, e a meta é chegar a 122km até julho de 2015. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados