quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Deseja viajar a bordo de um ônibus 4x4? No Ceará isso é possível

Por Fortalbus
No trajeto de Jijoca à praia de Jericoacoara, no extremo litoral oeste do Ceará, é necessário o uso de um veículo com tração 4x4, e pensando no acesso dos visitantes ao local, surgiu a ideia da implantação de um veículo de alta performance, como o que é utilizado nos passeios no deserto de Atacama, no Chile.

É o exemplo do LA-1720, um chassi de caminhão que está enquadrado na categoria TNE (Transporte Não Especializado) de cinco toneladas e totalmente 4x4. Fabricado inteiramente no Brasil, ele é forte, robusto e na gíria popular "bom de briga". É um chassi desenvolvido especialmente para trafegar em vários tipos de situações fora do asfalto: estradas estreitas, piçarra, cruzar rios e outros cursos de água ou locais lamacentos, ou até e mesmo enfrentar aclives, como dunas com subidas na ordem de até 45º(60%) de inclinação.

Em 2003 a Comil desenvolveu e montou as primeiras carrocerias brasileiras para equipar os chassis LA-1720, utilizados pelo Exército Chileno. A empresa sediada em Erechim/RS, entregou à transportadora Ernanitur, de Fortaleza, os dois primeiros ônibus nessa configuração para aplicação no mercado nacional. A montadora adaptou o modelo Versatile com 9,45 metros de comprimento a dois chassis de caminhão Mercedes-Benz.

O veículo com capacidade para 28 passageiros foi equipado com ar condicionado, TV/DVD, som ambiente, banheiro, frigobar e cafeteira, além do “Road Air Control”, que mantinha os pneus em condições de rodagem mesmo em caso de furo.

O microônibus 4x4 partia de Fortaleza para Jericoacoara às segundas, quartas e sextas, após buscar os turistas em seus respectivos hotéis, seguindo pelo tradicional percurso pela BR-222 até Jijoca, onde o roteiro continua pela praia do Preá, em meio às dunas. Após cerca de cinco horas, desembarcavam nas pousadas da paradisíaca Jeri, sem a necessidade de trocar de transporte em Jijoca.

Além de usufruir de paisagens paradisíacas, o turista curtia uma aventura emocionante num trecho de 24 km formado por dunas e córregos pela praia do preá, que separa Jijoca da Praia de Jericoacoara.

Em 2004, a Empresa Redenção adquire um “ônibus-jardineira” adaptado para o mesmo trecho entre as dunas. Na época, a empresa explorava a linha Fortaleza x Jericoacoara, partindo da rodoviária de Fortaleza, realizando o transbordo para as Jardineiras em Jijoca. O caminhão Mercedes 1720 transformou-se num ônibus após a adaptação feita numa empresa especializada. Mais confortável, o ônibus reduziu o tempo de viagem em 30 minutos. O veículo possui bancos em fibra de vidro, capacidade para 50 passageiros, sistema de som, além de degrau automatizado que facilita o embarque dos passageiros. Anteriormente, a empresa utilizava um Caminhão L-1114, também adaptado em jardineira, o mesmo continua na ativa vencendo as dunas do litoral.

As empresas que prestam serviços a essa região dispõem de veículos bem equipados para o trajeto. Atualmente, as jardineiras pertencem à Fretcar, que operam diariamente a linha Fortaleza x Jericoacoara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados