sexta-feira, 13 de março de 2015

Novas tecnologias para dar mais segurança e conforto aos usuários de ônibus em Fortaleza

Por Fortalbus
O sistema de transporte coletivo de Fortaleza conta hoje com mais de 1.930 veículos divididos em cerca de 270 linhas. De alguns anos para cá é notável que os ônibus que circulam pelas linhas de Fortaleza e sua região metropolitana estão cada vez mais equipados. 

Esses ítens de tecnologia embarcada permitem saber desde a localização do coletivo, em tempo real, até a captação de imagens do que acontece dentro do coletivo, além de proporcionar um maior conforto nas viagens de seus passageiros. 

Conheça os principais equipamentos usados nos ônibus
O GPS está presente nos ônibus que circulam na cidade e fornece localização em tempo real. Os sinais dos aparelhos são enviados para o Sindiônibus e um centro de controle que funciona em algumas empresas. 

O tacógrafo, verifica a velocidade do ônibus. Em caso de acidente, fornece informações importantes que auxiliam no esclarecimento dos casos. 

A Bilhetagem eletrônica é a ferramenta que permitiu a integração dos usuários com várias linhas de ônibus pagando uma só passagem. Além disso, essa tecnologia tem proporcionado mais eficiência para todo o sistema de transporte coletivo urbano de Fortaleza, se tornando essencial para dinamizar o embarque de passageiros e aumentar a segurança no interior dos veículos e terminais de integração. 

A criação do bilhete único garantiu benefícios diretos às empresas clientes e operadoras, concedendo maior transparência e permitindo otimizar o planejamento das operações e a utilização racional da frota. 

Os ônibus são equipados com câmeras que captam imagens internas do veículo. O arquivo é descarregado nas empresas, que são obrigadas a armazená-los por um tempo pré-determinado.

Ar condicionado, um ítem de conforto
Em 2020, todos os ônibus que circulam em Fortaleza vão ter ar-condicionado. A expectativa é que, a cada ano, pelo menos 12,5% da frota seja renovada por veículos que possuam esse equipamento. Fortaleza já está desfrutando deste conforto, das 13 empresas de ônibus que operam hoje na capital, 8 empresas tem veículos climatizados em sua frota. Na região metropolitana, 4 empresas já oferecem esse conforto aos seus passageiros.

Internet a bordo
A Empresa São Paulo que opera a linha metropolitana entre Fortaleza e Maranguape, tem investido na tecnologia wi-fi, para que os usuários se sintam cada vez melhor usando o transporte coletivo, com as comodidades da vida moderna, acrescentando assim qualidade no trajeto. O acesso à internet é completamente livre, através da rede wi-fi de sua mais nova aquisição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados