terça-feira, 23 de agosto de 2016

Os primeiros Comil Svelto da Expresso Timbira

Por Fortalbus
Durante a maior parte da década de 1990, a Expresso Timbira incorporou veículos das marcas Ford e Volkswagen para sua frota no segmento urbano. O encarroçamentos de seus ônibus eram Marcopolo, Engerauto, Busscar e Comil. A Comil com seu modelo svelto ocupou a frota da Expresso Timbira durante muitos anos, e ilustrando com vários modelos sveltos.

Em 1989, nascia um dos principais modelos urbanos da indústria nacional, o consagrado modelo Svelto, que permanece no mercado até hoje. Com o seu lançamento, a Comil deixava de fabricar os antigos Cisne e Minuano, modelos herdados da antiga Incasel. 

O primeiro Svelto tinham as lanternas traseiras do Volkswagen Gol, que foram substituídas por volta de 1993 quando a Comil desenvolveu seu próprio conjunto óptico, com isso, a traseira foi redesenhada, recebendo um novo vigia traseiro. Esses ônibus iniciou suas operações nas linhas 200 - Av. Bezerra de Menezes e o Conj.Ceará/Aldeota, quando esta linha passava no Terminal Antônio Bezerra, tanto na ida como na volta. 

A segunda versão do Svelto aparece em 1995, quando o modelo recebeu faróis redondos integrado a uma nova grade dianteira e para choques, ficando em linha de produção por um curto período. Em 1996, o modelo recebe uma frente totalmente nova, com um desenho mais arredondado e janela “gaúcha” dividida por igual no sentido vertical, mas garantiu sua presença na Timbira, que continuou acreditando na marca, em 1998 a empresa adquiriu 7 unidades. 

Em 2001, a Timbira fez um grande investimento, após a venda de suas linhas rodoviárias para Guanabara, com receita em caixa, resolveu ampliar sua participação no transporte urbano de Fortaleza, e com a compra da Transportadora Irmãos Bezerra, a empresa começou operar novas linhas e para atender essa nova demanda, a empresa comprou 20 novos sveltos, desta vez com a pintura padrão que marcou o sistema até o ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados