sexta-feira, 17 de abril de 2015

Embarque no ônibus pelo canteiro central começa na Bezerra de Menezes

A partir de manhã, a lógica do trânsito na avenida Bezerra de Menezes terá grandes alterações. Começa à 0 hora de sábado a primeira etapa do Corredor Expresso Fortaleza, ligando o bairro Antônio Bezerra ao Centro. As faixas exclusivas para o transporte público ficarão próximas ao canteiro central, enquanto as faixas para os demais veículos serão do lado das calçadas. A operação começa com acesso aos ônibus em paradas dos canteiros centrais. Funcionamento de estações e embarque pelo lado esquerdo do ônibus ficam para junho, mês previsto pela Prefeitura para a segunda etapa do corredor.

Os usuários do transporte público não mais terão de seguir a lógica do Bus Rapid System (BRS), com paradas seletivas de acordo com a numeração 1, 2 e 3 nas linhas. Cada sentido da avenida terá cinco estações, utilizadas por todas as linhas. Na primeira etapa, os passageiros usam paradas transferidas para cada ilha dos canteiros. Assim, todas as linhas adentram o canteiro central e realizam embarque pela porta do lado direito. Cada estação terá três abrigos. com exceção das duas estações do North Shopping, com cinco abrigos.

Na manhã de ontem, as pinturas de faixas de pedestres ainda estavam em andamento no novo asfalto colocado na avenida. A sinalização ajudará a travessia dos passageiros até o corredor expresso. A maioria está próxima a semáforos com tempo para pedestres. Onde não houver semáforo, os motoristas precisarão dar preferência quando avistarem alguém tentando atravessar, explicou Disraeli Brasil, chefe de operações da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), em entrevista coletiva na manhã de ontem.

Com as mudanças de lado das faixas, a fiscalização eletrônica precisará de novas instalações. Não há previsão para o funcionamento das câmeras, e a utilização indevida das faixas de ônibus renderá notificações para os motoristas. Ainda conforme Brasil, a fiscalização presencial terá um efetivo reforçado na avenida.

Segunda etapa
Começa no dia 30 de junho a segunda etapa de operação do corredor expresso. É quando entram em funcionamento as estações especiais de embarque, segundo Antônio Ferreira, presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Elas serão utilizadas pelas linhas 200 - Antônio Bezerra/Centro e 222 - Antônio Bezerra/Papicu/Antônio Sales, pela porta esquerda de veículos adaptados e articulados. As demais linhas permanecerão utilizando os abrigos.

A entrega das estações especiais depende de acabamentos finais e sistema de automação. De acordo com Samuel Dias, secretário municipal da Infraestrutura, o sistema permitirá o acesso no mesmo nível do piso do ônibus. “Quando o ônibus alinha com a estação, as portas da estação sincronizadas com as portas do ônibus abrem simultaneamente para que você faça o embarque”, explica. Conforme a assessoria da Etufor, cada uma das dez estações terá uma máquina de autoatendimento para recarga do Bilhete Único (BU).

Estações do Corredor Expresso Fortaleza
Sentido Antônio Bezerra-Centro: Olavo Bilac, José Lourenço, Cruz Saldanha, Padre Frota e Otávio Bonfim. Sentido Centro-Antônio Bezerra: North Shopping, Érico Mota, Dom Lino, Instituto dos Cegos e José Sombra.

São 8,2 quilômetros de corredor expresso entre Antônio Bezerra e Centro, e a expectativa da Prefeitura é reduzir em até 40% o tempo das viagens no transporte público. Para a segunda etapa, não está previsto o serviço de compra antecipada de passagens nas estações especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados