quinta-feira, 16 de abril de 2015

Linha 755 deverá ser substituída por ônibus

Representantes da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) e da Cooperativa dos Transportes Autônomos de Passageiros do Estado do Ceará (Cootraps) acordaram, na tarde de ontem, que a linha de topique 755 deverá ser substituída por ônibus. A mudança faz parte da reestruturação dos trajetos de transporte público de Fortaleza, iniciada em julho de 2014.

Conforme o assessor de operações da Cootraps, Samuel Freire de Brito, a linha 855, que faz a ligação entre os corredores Washington Soares e Bezerra de Menezes, deverá ampliar seu percurso e contemplar os usuários da 755, que ia do Conjunto Alvorada ao North Shopping. Ainda de acordo com Brito, com a reestruturação, a 755 passou a ser uma linha alimentadora.

O assessor acrescenta que antes da reestruturação, 20 vans faziam o transporte dos usuários na linha 755. A média era de 700 passageiros transportados por dia em cada veículo. Após a mudança, com o encurtamento do trajeto do Conjunto Alvorada até o Iguatemi, com apenas seis vans em operação, essa média caiu para 150 passageiros.

Há cerca de 15 dias, a circulação da linha foi cancelada, segundo Brito, porque muitas vans estavam sucateadas e outras linhas que apresentam maior demanda tiveram que ser atendidas. O Sindiônibus confirmou que a linha 855 irá operar provisoriamente a rota da 755.

Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), as rotas das linhas de vans foram criadas em conflito com a lógica de alimentação de terminais do sistema de transporte integrado de Fortaleza. Assim, segundo a Pasta, foram detectadas necessidades de ajustes na linha 755, que são discutidos por técnicos e, nos próximos dias, a operação deve se regularizar.

Ainda conforme a assessoria, o sistema complementar possuía 16 linhas de topiques, sendo cinco tratadas em 2014. As outras 11 serão objeto de estudo do Programa de Reestruturação do Sistema Complementar.

Bezerra de Menezes
A implantação do corredor de ônibus na Bezerra de Menezes, no próximo sábado (18), deverá afetar outras duas linhas do transporte complementar.

Uma delas, a 713 - João XXII/Hospital Geral, não deverá circular mais pela avenida, e sim pela Rua Gustavo Sampaio paralela à Bezerra de Menezes. A outra é a 757 - Vila Velha/Centro. Desde que foi lançada a reestruturação do transporte público, há uma discussão sobre o possível encurtamento da linha, porém, até agora, nada havia sido definido.

Conforme Samuel Freire de Brito, a linha deverá circular pela Av. Sargento Hermínio, mas há também a possibilidade de seguir pela R.Gustavo Sampaio. Segundo ele, o encurtamento da linha não ocorrerá agora.

De acordo com a SCSP, não só as linhas do sistema complementar, mas também as do modo ônibus em sobreposição com a linha troncal serão redesenhadas à medida que forem implantados os corredores exclusivos.

(711) Barra do Ceará/Cais do Porto - Antes operada por 20 vans, passou a ser feita por ônibus

(752) Caça e Pesca/Centro - Funcionava com 20 vans, passou a ser operada por cinco ônibus e agora voltou a ser operada por vans, com uma frota de dez que deverá passar para 14

(755) Conjunto Alvorada/North Shopping - Operava com 20 vans, teve o percurso encurtado para Conjunto Alvorada/Iguatemi e passou a circular com seis carros. No primeiro momento, a linha 855 deverá substituir a 755

(759) Conjunto Palmeiras/Centro - Operava com 20 vans e foi extinta. Parte do percurso passou a ser feito por duas linhas de ônibus já existentes

(706) Edson Queiroz/Barra do Ceará - Operava com 20 vans e passou a funcionar com seis ônibus da linha Vila do Mar/ Antônio Bezerra. A Cootraps tenta retomar a linha para o transporte complementar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados