quinta-feira, 28 de maio de 2015

35 anos do Contra Fluxo da Avenida Francisco Sá

Por Fortalbus
Em 1980, era inaugurado o primeiro contra fluxo de Fortaleza, localizado na Avenida Francisco Sá, no bairro Jacarecanga. Lançado pelo Prefeito Lúcio Alcântara, o percurso compreendia o trecho entre as ruas Padre Anchieta e Adrianísia, no sentido bairro-centro, atendendo a sugestões de técnicos da Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes (Geipot).

O contra fluxo representa uma faixa exclusiva para transportes coletivos, nas vias de mão única, em sentido contrário, como opção tanto para diminuir o percurso, quanto para economizar combustível. A faixa exclusiva reduziu o tempo de viagem em 10 minutos, além de representar uma economia de 300 litros diários de combustível, segundo informações técnicas do Detran na época.

Os ônibus que trafegavam da Guilherme Rocha para a Francisco Sá no trajeto Leste-Oeste, continuavam o trajeto em condições normais, sentido original do tráfego, já o itinerário após o término do contra fluxo consistia em virar a direita para a Rua Adrianísia, depois à esquerda na Caririaçu e em seguida, também à esquerda, na Adriano Martins, para alcançar a Rua São Paulo.

Mais tarde, em julho de 1987, o contra fluxo da Avenida Francisco Sá ganhava mais 200 metros, deixando de trafegar nas ruas Adrianísia e Caririaçu, tendo seu formato definitivo indo até o cruzamento com a Rua Adriano Martins, totalizando quase 700 metros de extensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados