terça-feira, 26 de maio de 2015

Prefeitura de Fortaleza anuncia obras de mobilidade nas Avenidas Padre Antônio Tomás e Raul Barbosa

A Prefeitura Municipal de Fortaleza anunciou, o início de duas intervenções que fazem parte do projeto de mobilidade urbana do Eixo Via Expressa/Raul Barbosa, previstas para próximo dia 30.  São o túnel da Avenida Padre Antônio Tomás e Via Expressa, e a rotatória na Avenida Murilo Borges com Raul Barbosa, que terá dois viadutos. De acordo com o prefeito Roberto Cláudio, as obras são essenciais para funcionamento do corredor de ônibus Parangaba/Papicu e devem priorizar o fluxo do transporte público.

Na Avenida Padre Antônio Tomás, a obra começa pela preparação do canteiro entre a Rua Monsenhor Catão e Via Expressa, com um leve estreitamento da via. Segundo o projeto, o túnel, que será denominado Juraci Magalhães, terá um mergulho de 240 metros de extensão, 18,5 metros de largura e quatro faixas para tráfego, duas em cada sentido. O plano também prevê a implantação de ciclofaixa e ciclovia, pavimentação, nova iluminação, sistema de drenagem e requalificação da via.

Com o túnel concluído, os motoristas que andam pela Avenida Padre Antônio Tomás e pretendem acessar a Via Expressa, ou vice-versa, terão duas faixas de tráfego em cada sentido. Ainda de acordo com Roberto Cláudio, a retirada dos sinais no cruzamento das vias irá proporcionar maior fluidez ao tráfego.

Já na Avenida Raul Barbosa, a intervenção será iniciada com o alargamento da ponte sobre o Canal do Lagamar. O projeto dispõe a implantação de uma rotatória de duas faixas em 90 metros de diâmetro, com dois viadutos de 312 metros de extensão ligando sertão-praia. A intervenção irá contemplar os pedestres, implantando seis pontos de travessia, assim como nova iluminação, padronização de passeios e espaço verde. 

Na primeira etapa, uma ponte será construída paralela à existente no sentido sul-norte, do lado leste, junto com a reforma da ponte no sentido norte-sul.  Na segunda etapa, uma rotatória irá integrar as duas avenidas, incluindo alças de entrada e saída do equipamento e avenidas. No terceiro momento, serão levantados dois viadutos na Avenida Raul Barbosa sobre a Avenida Murilo Borges, um para cada sentido.

“Vamos construir uma ponte nova igual à ponte existente e a ponte existente vai funcionar somente no sentido norte-sul e a nova no sentido sul-norte. Também vamos fazer um alteamento da ponte existente em cerca de um metro e meio, para que ela possa se encaixar no viaduto que vai ser construído posteriormente. Para essa primeira fase, não vai haver necessidade de desvio de tráfego, porque a obra toda vai acontecer numa área lateral”, explicou o secretário de Infraestrutura, Samuel Dias.

Ainda segundo o secretário, o viaduto vai permitir um fluxo mais livre no sentido norte-sul e sul-norte na Avenida Raul Barbosa e a rotatória irá conceder uma interligação no uso de transporte público.

“Essas duas obras, fazem parte do novo corredor de ônibus do Terminal do Papicu e de Parangaba. A ideia é que seguindo pela Via Expressa, em seguida, na Raul Barbosa e Alberto Craveiro, pegando a Dedé Brasil, os ônibus possam seguir tanto no corredor central, como na faixa exclusiva à direita. Ligando os dois terminais, com maior velocidade, como é feito atualmente no corredor dos terminais Antônio Bezerra/Papicu”, ressaltou Roberto Cláudio.

Dentro do pacote do corredor de transporte público Parangaba/Papicu já foram concluídos e entregues no ano passado: túnel Barros Pinho, localizado na Avenida Santos Dumont sob a Via Expressa; duplicação da Avenida Alberto Craveiro; restauração da Avenida Paulino Rocha; e túnel Jornalista Demócrito Dummar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados