quarta-feira, 27 de maio de 2015

Um passo no passado: Auto Viação Fortaleza 02501

Por Fortalbus
A Viação Fortaleza é uma das mais antigas empresas de ônibus em operação no sistema, fazendo parte de dois consórcios, TransLeste e Messejana. Fundada em maio de 1952, a Viação Fortaleza iniciou suas atividades com o nome de Albuquerque Irmão e Ci. com apenas oito ônibus que faziam a linha Campo da Aviação, correspondente ao atual bairro da Aerolândia. 

Somente em junho de 1966 é que o nome Viação Fortaleza tornou-se definitivo. Em julho de 1970 é criada a Viação Silvano, mas só em agosto de 1973 ela é incorporada a Fortaleza. A empresa sempre destacou sua atuação nas linhas as margens da BR-116, com a expansão das operações a Viação Fortaleza passou a operar em vários bairros da cidade. 

O Grupo Empresarial Jacob Barata ingressou no quadro societário no começo dos anos 1990, dando um grande salto no seu crescimento. Hoje, a Viação Fortaleza conta com uma frota de 215 veículos, entre articulado, semi-pesados e micro-ônibus.

Atuando no transporte coletivo urbano, a Viação Fortaleza é uma das poucas empresas da capital que opera exclusivamente com ônibus Marcopolo, aliada a tradição dos veículos Mercedes-Benz, sendo unanimidade em sua frota. 

Na frota urbana incorporada em 2005, a Viação Fortaleza com os modelos Senior e Torino 1999 passou a operar com uma frota de 21 unidades daquele ano. Dez anos depois, a Viação Fortaleza inicia sua renovação com veículos climatizados, que entre eles, está o veículo 02501, prefixo no qual se repete agora com a atual geração do Torino.

O modelo mais vendido em toda a história da indústria do ônibus no Brasil e o modelo que conquistou o frotista cearense, também faz muito sucesso na frota da Viação Fortaleza. Com mais de 30 anos de fabricação, o Torino é o ônibus de maior sucesso com produção superior a 100 mil unidades. 

As características de conforto, segurança e robustez sempre foram marcas do seu sucesso. Com certeza, estes foram os atributos que permitiram conquistar os empresários do setor e alcançar este expressivo resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados