segunda-feira, 8 de junho de 2015

Capacitação é procurada por outras empresas de ônibus em Fortaleza

Outras duas concessionárias do transporte público em Fortaleza, inspiradas no exemplo da Vega, demonstraram interesse pela capacitação, segundo informou o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), por meio de sua assessoria de imprensa. Porém, ainda não há previsão de que elas comecem a capacitar suas equipes.

Os motoristas de ônibus da Vega Transporte Urbano, passaram por treinamentos sobre o respeito aos ciclistas e motociclistas. O objetivo desta iniciativa é colocar o motorista no lugar dos ciclistas para verificar se a categoria está respeitando a distância obrigatória de 1,5m.

O professor do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), João Ilo, aponta que existem duas formas de aprendizagem: a de contingência ou pela própria experiência e a outra por meio de regras. 

“O problema é que a instrução por regras tem menor poder de alterar o comportamento”, analisa. Vivenciando na prática as situações, conforme o professor, é com muito mais garantia que os efeitos serão observados. “A iniciativa leva os colaboradores a pensarem antes de agir”, assinala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados