sexta-feira, 3 de julho de 2015

A inauguração do Terminal Lagoa em 1993

Por Fortalbus
Há exatos 22 anos, era inaugurado o quarto terminal de integração do sistema de transportes de Fortaleza, o Lagoa. Localizado ao lado da lagoa de Parangaba, o terminal foi entregue ao usuário de Fortaleza um ano após a implantação do SIT. Este seria apenas o primeiro de dois terminais a funcionar no distrito de Parangaba.

Acontece que o Terminal deveria ser entregue em Março de 1993, mas o afundamento da via com o peso dos dois primeiros ônibus, suspendeu a entrega do equipamento. Com o atolamento dos veículos, a solução dada pela equipe responsável pela operacionalização foi impedir a entrada dos demais, orientando os motoristas a seguirem seus percursos normais, como anteriormente. Com a suspensão, os 60 funcionários que estavam a postos para orientar os usuários do sistema, assim como os supervisores de equipes e demais servidores, foram liberados.

A inauguração foi adiada para o dia 3 de julho, após os reparos necessários, o Terminal Lagoa foi entregue oficialmente à população, sem imprevistos de afundamento das passarelas. A solenidade ocorreu às 11 horas da manhã, presidida pelo então prefeito Antônio Cambraia, marcando também o primeiro aniversário do sistema.

Apesar da pouca movimentação de passageiros no primeiro dia de operacionalização, o fluxo estava confuso. Havia 40 pessoas por turno esclarecendo dúvidas e orientando o usuário. A reclamação maior ficou por conta dos motoristas, devido ao horário do percurso das diversas linhas "impossíveis de serem cumpridas". O próprio controlador da linha do João XXIII reconheceu os 13 minutos para a rota inadequados.

Inicialmente, 17 linhas urbanas operavam no Terminal: Linhas troncais Av. José Bastos e Lagoa/Centro (Expresso); Circulares com as linhas Paranjana I e Paranjana II; Linhas Complementares eram Conjunto Ceará/Papicu, Conjunto Ceará/Iguatemi, Montese, Messejana/Itaperi, Avenida Lineu Machado, Bairro João XXIII, Granja Portugal e Demócrito Rocha, além de cinco linhas alimentadoras: Jóquei/Bom Sucesso, Bom Sucesso/Jóquei, Coronel Francisco Nunes, Vila Peri/Lagoa e Planalto do Pici.

O Terminal Lagoa também ficou destacado pela intensa operação das linhas da Viação Bons Amigos, demonstrando uma modernização da empresa no seu método operacional, tendo até veículos reservas para reposição na falha do atendimento. O Terminal entrou em operação com 17 linhas e 120 ônibus urbanos. 

Hoje o Terminal Lagoa opera com as seguintes linhas: 

(024) Antônio Bezerra/Lagoa/Unifor
(025) Opaia/Lagoa
(034) Corujão/Av. Paranjana I
(035) Corujão/Av. Paranjana II
(036) Corujão/Cj Ceará/Papicu/Montese
(040) Parangaba/Lagoa
(043) Cj Ceará/Lagoa/Fernandes Távora
(046) Corujão/Cj Ceará
(047) Corujão/José Bastos/Destino: Centro
(067) Lagoa/Albert Sabin
(069) Lagoa/Papicu/Via Expressa
(083) Cj Ceará/Lagoa/Augusto dos Anjos
(085) Lagoa/Aldeota
(090) Corujão/Montese
(304) Bela Vista/Lagoa
(308) Demócrito Rocha
(318) Av. Lineu Machado/SP1
(320) João XXIII/Centro
(322) Granja Portugal/Lagoa
(323) João XXIII/Lagoa
(332) Siqueira/Lagoa
(348) Av. Lineu Machado/SP2
(350) Av. José Bastos/Lagoa
(351) Jóquei/Bonsucesso
(356) Genibaú/Lagoa
(394) Parque Universitários/Lagoa I
(396) Parque Universitários/Lagoa II
(398) Corujão/José Bastos/Destino: Genibaú
(411) Montese/Lagoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados