segunda-feira, 13 de julho de 2015

Avenidas Leste-Oeste e Abolição com faixas exclusivas de ônibus

Dando continuidade às ações de priorização do transporte coletivo, a Prefeitura de Fortaleza entrega as faixas exclusivas na Avenida Abolição e na Avenida Presidente Castelo Branco (Leste/Oeste).

A implantação da faixa exclusiva acontece na Avenida Abolição a partir da Rua José Vilar e o final depois do cruzamento com a Via Expressa. A faixa conta com 5,3 quilômetros de extensão, beneficiando 125 mil passageiros, distribuídos em 26 linhas. Em toda a avenida, transitam 140 ônibus por hora.

Já a Avenida Presidente Castelo Branco (Leste/Oeste) recebe a nova faixa exclusiva com extensão total de 11 quilômetros no trecho desde a ponte da Barra do Ceará até a Avenida Pasteur, seguindo pela Rua Jacinto Matos até o Marina Park Hotel. A alteração de circulação da via beneficiará 68 mil passageiros por dia, que utilizam as 14 linhas de ônibus que transitam pela Av. Presidente Castelo Branco (Leste/Oeste). A média é de 74 ônibus/hora.

Com a conclusão dessas duas vias, Fortaleza contará com 79,8 km de faixas exclusivas para ônibus, um aumento de 714% nos últimos três anos. A meta do programa é concluir 2015 com 135 km de faixas exclusivas beneficiando a população.

Todas as adequações necessárias foram realizadas nas vias, tais como sinalização horizontal e vertical. A padronização da distância entre as paradas de ônibus bem como a substituição de abrigos de concreto por abrigos metálicos e a instalação da informação sobre as linhas nos pontos de parada foram realizadas. As próximas avenidas a receberem as adequações para implantação das faixas exclusivas são a Avenida Alberto Craveiro (4,9 km) e a Avenida Juscelino Kubitschek (5 km). Essa última, receberá ainda ciclofaixa ao longo de toda extensão que será conectada à ciclovia da Av. Alberto Craveiro, dando maior segurança ao trânsito de ciclistas.

A expectativa da Prefeitura é de que haja um aumento de até 40% na velocidade dos coletivos. Além disso, a priorização dos ônibus proporciona outras vantagens, como o aumento da previsibilidade, redução no consumo de combustível e de emissão de gases poluentes. A ação é uma iniciativa do Plano de Ações Imediatas para o Trânsito e Transporte (PAITT), a partir da articulação da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) e da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).

Av. Pres. Castelo Branco - Leste/Oeste (Trecho 1) - 4,4 Km
Av. Pres. Castelo Branco - Leste/Oeste (Trecho 2) - 6,6 Km
14 linhas / 68 mil passageiros / 857 viagens por dia / 74 ônibus por hora

Avenida Abolição – 5,9 quilômetros
26 linhas / 125 mil passageiros / 1.687 viagens por dia / 140 ônibus por hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados