quarta-feira, 15 de julho de 2015

“Meu Ônibus Fortaleza”, Aplicativo possibilita previsão em tempo real da chegada de ônibus

A Prefeitura lançou,  o aplicativo “Meu Ônibus Fortaleza”, mais uma opção que trará dinamicidade e comodidade aos usuários deste meio de transporte na cidade.

A ferramenta, que tem como principal funcionalidade a previsão da chegada de ônibus e localização desses veículos em tempo real, possibilita que os passageiros possam programar melhor os deslocamentos, trazendo redução de tempo em espera nas paradas, visualização de pontos de parada próximos, além de linhas e itinerários.

O aplicativo utiliza da tecnologia GPS, aliada com o uso de smartphones, para o compartilhamento de dados, como informou o secretário executivo da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Luiz Alberto Sabóia. “O GPS do ônibus comunica a posição do ônibus para uma central e a central se comunica com o celular do usuário. O importante é que ele informa a posição em tempo real, não aquilo que faz parte de uma tabela fixa, que não cobriria por exemplo um engarrafamento. Agora, o passageiro pode ver a real condição de deslocamento do veículo, se programando para a saída de acordo com o tempo de espera na parada, facilitando muito a vida dos usuários”, afirmou.

Para Antônio Ferreira, Presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza, o “Meu Ônibus Fortaleza” vem concretizar um desejo antigo da população fortalezense. “O aplicativo vai permitir uma optimização. Este aplicativo foi um desejo dos usuários através de várias pesquisas de satisfação, que irá auxiliar o descolamento de casa ao trabalho, de casa ao lazer. São mais de um milhão de passageiros por dia que podem ser beneficiados com a novidade”, disse.

Além das principais funcionalidades, é possível realizar busca específica, com informou Lara Lima, arquiteta da SCSP. “É possível visualizar os pontos de parada do entorno em um raio de  até 2 km. Se toda via, o ponto desejado não se encontrar nesse raio,  poderá ser buscado pelo endereço, digitando-o no aplicativo,  que dará os pontos de parada do entorno do endereço e, clicando no ponto de parada, saberá a previsão em tempo real dos veículos”, declarou.

Presidente do Sindiônibus, Dimas Barreira, comentou a importância de aliar as necessidades da população com novas tecnologias, como forma de trazer facilidades para o cotidiano. “Quando a gente percebe a popularização dos smartphones, com cada vez mais gente usando, compreendemos que é um ótimo espaço para disponibilizar uma estrutura que já foi criada, acessando o sistema em tempo real. Saber onde estão os ônibus, qual o tempo de chegada em cada ponto, conhecer os pontos e linhas que estão próximos, sabendo quais podem os levar ao seu destino como alternativas mais conveniente, podendo calcular. Enfim, é melhorar a interação e a capacidade do passageiro de utilizar melhor o sistema de transporte de Fortaleza”, completou.

Para utilizar o aplicativo, basta que os usuários da plataforma android façam o download do software na loja do Googleplay. A previsão é que até o final deste mês de julho seja disponibilizado, também, o app na versão ios, na loja da Apple Store.

Complementar a essa ação, a Prefeitura de Fortaleza vem desenvolvendo várias atividades para trazer melhorias aos transportes públicos da capital e seus passageiros.  O objetivo é possibilitar benesses em várias frentes da temática, com ações como a implementação de faixas exclusivas de ônibus, bilhete único e BRTs, requalificação de paradas de ônibus, melhorias de iluminação pública, tarifa de ônibus a preços acessíveis (sendo a de Fortaleza a mais barata do país), instituição de mais guardas municipais nos terminais da cidade, entre outros.

Melhorias para usuários de transportes públicos
Fortaleza conta hoje com 79,8 km de linhas exclusivas de ônibus, possibilitando em alguns casos, melhorias de mais de 200% na velocidade deslocamento dos transportes públicos municipais, além de um Brt em operação. Com a lei que determina que todos os novos ônibus que entram na praça fortalezense viessem com ar condicionados, deste de dezembro de 2014, a cidade já conta com 132 veículos com a novidade.

Mais de 1 milhão é o número de pessoas que são beneficiadas com o bilhete único, possibilitando acesso ao transporte público durante suas locomoções, além de poderem contar com a passagem de ônibus mais barata do país, no valor de R$ 2,40 inteira e R$ 1,20 a meia.  Em adição, foram requalificados os 212 principais pontos de parada da cidade e os terminais contam também com mais segurança, com o incremento do efetivo da guarda municipal nestes equipamentos.
Com informações: Prefeitura de Fortaleza

Um comentário:

  1. Não tem pra Windows Phone sendo que esse é o segundo sistema móvel mais utilizado no Brasil.

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados