sábado, 4 de julho de 2015

O legado deixado pela Empresa São José de Ribamar

Por Fortalbus
Grandes empresas de ônibus já passaram pelo transporte coletivo urbano de Fortaleza, como não lembrar da Montenegro, São Benedito e Autoviária São Vicente de Paulo, com certeza empresas inesquecíveis para nós Busólogos. Dentre as que já não operam mais, uma se destacava pelo cuidado impecável com a frota, zelo e a manutenção dos veículos. Fundada em 1967, a Empresa São José de Ribamar deixou saudade entre os passageiros que utilizavam diariamente os seus serviços.

Pioneira em tecnologias para o transporte de Fortaleza, a São José de Ribamar, foi a primeira a utilizar veículos equipados com o Anjo da guarda, aparelho que evitava que o veículo trafegasse com as portas abertas, além do Tacomax, que controlava a aceleração desnecessária, evitando assim um desgaste maior do motor, ajudando ao motorista conduzir o veículo de forma segura e econômica.

Seus veículos também eram equipados com alarme ao acionamento da marcha a ré, além da primeira a utilizar em seus veículos o itinerário eletrônico. Foi a primeira também a utilizar nas operações do SIT, ônibus padrão equipado com ar condicionado em meados do ano de 2000, era comum ver estes veículos nas linhas Vila União e Campus do Pici / Unifor. 

A preocupação com o passageiro era tanta, que ela tornou-se conhecida pelos bons serviços prestados à população, chegando até mesmo a ser bicampeã do Prêmio Top Image no ano de 1998. Exemplo para as demais empresas do transporte, a São José do Ribamar será lembrada por muitos anos, mesmo sem estar em operação no sistema integrado de Fortaleza. Se estivesse em atividade estaria completando 47 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados