terça-feira, 14 de julho de 2015

Por onde anda: Empresa São Benedito e seus Viales Semi-Rodoviários

Por Fortalbus 
A Empresa São Benedito iniciou suas atividades no início da década de 1960, com mais de meio século de existência a empresa se tornou uma das maiores empresas de transporte coletivo de passageiros do Ceará. A atual identidade visual dos ônibus metropolitano foi criada em 1995, há quase 20 anos, um novo padrão visual e  logomarca para marcar o começo de uma nova fase do Grupo São Benedito. 

Em operação no transporte semi-rodoviário de passageiros no Ceará, a Empresa São Benedito adquiriu em 2004, as primeiras unidades do modelo Viale em sua frota, tendo a missão de garantir uma melhor qualidade para as linhas Fortaleza x Pacajus via Horizonte e Fortaleza x Cascavel via Pindoretama, dando destaque para um novo serviço com veículos com poltronas reclináveis e bagageiro interno. 

Foram 10 veículos com motorização Mercedes-Benz OF-1722, de prefixos 110, 500, 510, 520, 600, 620, 680, 690, 700 e 910, que praticamente padronizou a sua frota de ônibus nessas linhas. Com passar do tempo os veículos receberam novas numerações e foram destinados para outras atividades operacionais da Empresa. 

Esses veículos também operaram no setor de fretamento, transportando funcionários de uma grande obra no ramo da construção civil. Com o término deste contrato, as unidades começaram a ser vendidas para várias regiões do Brasil. Nesta edição, vamos citar por onde anda alguns desees ônibus que fizeram um diferencial na frota da Empresa São Benedito. 

Atualmente, o carro SB 022 pode ser encontrado na frota da Empresa G20 Transportes, com sua sede em Luziânia-GO. A Empresa é responsável pela operação emergencial de parte das linhas do transporte urbano e interurbano do Entorno Sul de Brasília. Na frota da G20 Transportes, o viale recebeu um novo prefixo 200040. 

O Viale SB 500, agora faz parte da frota da PIF PAF Alimentos, com sede em Ubá-MG. Com o prefixo 6493, o Viale é responsável pelo transportes de funcionários da fábrica de alimentos para os distritos. Nesse ônibus é possível verificar que a porta original foi substituída. 

Hoje, o veículo SB 600 também foi para fora do Ceará, indo fazer parte da Viação Queluz, de Minas Ltda, com sede na cidade de Conselheiro Lafaiete-MG, onde a Empresa atua na área de fretamento de ônibus. O interessante é que o Viale que recebeu a numeração 3040, também teve sua porta modificada. 

A Cearense MS Turismo, surpreendeu ao adquirir o veículo SB 690 para incrementar sua frota de fretamento. O Viale atende perfeitamente as operações da MS Turismo, que deu uma repaginada em seu visual, mantendo as características originais do veículo. Na nova frota o carro recebeu o prefixo 081.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados