quinta-feira, 16 de julho de 2015

São José Transportes: Motoristas treinam como ciclistas para sentir na pele o que eles passam

Por Fortalbus
Destacando-se no transporte coletivo urbano de Fortaleza, a São José Transporte segue continuamente investindo na qualidade dos seus serviços. Para isto, além da renovação anual de sua frota, desde o começo de suas atividades, a Empresa demonstra uma administração moderna voltada no compromisso do bom transporte. 

Com este pensamento, um treinamento foi iniciado pela São José Transporte Urbano, colocando seus motoristas de ônibus no lugar do ciclista e motociclista. O objetivo é simular a sensação que eles têm quando o motorista não respeita a distância obrigatória, exigida no Código de Trânsito Brasileiro, de 1,5m em ultrapassagens. As aulas práticas acontecem dentro da garagem da empresa após aulas teóricas. 

Do ponto de vista do motorista de ônibus, as bicicletas, muitas vezes, são um obstáculo, um incômodo no meio do trânsito. Do ponto de vista dos ciclistas, os ônibus são uma ameaça que limita o espaço de maneira desproporcional. Por isso, essa convivência precisa melhorar.

Outro grande desafio da chamada mobilidade urbana, talvez seja garantir a acessibilidade plena dos cadeirantes e portadores de necessidades especiais. Nesta ocasião o treinamento também foi útil para entender como se senti um cadeirante ao utilizar um ônibus? Essa filosofia foi adotado pela empresa para capacitar seus funcionários quanto à garantia da acessibilidade dos cadeirantes em suas linhas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados