quinta-feira, 2 de julho de 2015

Um passo no passado: São José Transportes 12902 e 12002

Por Fortalbus
Atuando no transporte coletivo da capital cearense desde 1964, a Empresa de ônibus Auto Viação São José é uma das mais tradicionais do segmento urbano. Atualmente destaca-se por sua atual estrutura e frota de 254 veículos. Após algumas configurações acionárias formadas a partir do início da década de 1990, sua mais recente data do ano de 2010, quando houve a fusão com a extinta Via Máxima. Além disso, passou a contar com Dimas Barreira, atual presidente do Sindiônibus, como um dos diretores da empresa.
Na união, prevaleceu a marca da maior empresa entre elas, neste caso, a 12. De início, os carros da 04 passaram a ostentar o símbolo da tradicional empresa do bairro Vila Manoel Sátiro, que foi concebida no início dos anos 90. Porém, meses depois, chegaria a renovação. Em julho de 2010, de maneira ainda tímida, alguns veículos da mais nova gigante do transporte da capital, a segunda maior após a parceria, apresentavam aos usuários uma nova imagem, que consolidaria a renovação pela qual a São José Transporte Urbano passava naquele momento.

Do emblemático acrônimo SJ, predominantemente azul, aos caminhos que os ônibus da empresa percorrem diariamente, destacados em duas faixas em direções opostas, a repaginação da marca também deu início à um período de constante renovação e ocupação de destaque no transporte coletivo. A partir deste momento, o fortalezense passou a se deparar com a nova marca em vários pontos da cidade, face ao aumento da participação da São José após a licitação em 2012.

As primeiras aquisições de frota dos anos de 1999 e 2000, foram incorporado novos ônibus Mercedes-Benz OF-1721 da carroceria Busscar Urbanuss, ambos os veículos 12902 e 12002, ostentam pinturas paralelas do Sistema Integrado de Fortaleza. 

Com um design inovador para a época, o Urbanuss se tornou um sucesso de vendas na época, o modelo recebeu grandes reestilizações durante sua trajetória, ganhando desenhos mais arredondados, novos para-choques, grades, janelas entre outros acessórios. 

Sua carroceria era de fácil manutenção, agradando as empresas pela sua facilidade na época para reposição de peças. Com sua falência decretada, a Busscar deixou um imenso legado de contribuição para o ônibus brasileiro, além de ter constituído importante papel na sociedade como empresa.

O modelo mais vendido em toda a história da indústria do ônibus no Brasil e o modelo que conquistou o frotista cearense, também fez parte das primeiras aquisições nos anos de 2009 e 2010, com seus veículos 12902 e 12002, comprovando com muito sucesso o Marcopolo Torino na frota da São José Transportes. 

O Torino é o ônibus campeão de vendas no país, com uma produção superior a 100 mil unidades. As características de conforto, segurança e robustez sempre foram marcas do seu sucesso. Com certeza, estes foram os atributos que permitiram conquistar os empresários do setor e alcançar este expressivo resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados