segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Aplicativo "Meu Ônibus" facilita a rotina dos usuários do transporte coletivo

Com o objetivo de facilitar o cotidiano dos fortalezenses, a prefeitura de Fortaleza vem disponibilizando o aplicativo "Meu ônibus" para tablets e smartphones. O aplicativo foi lançado pela prefeitura durante o mês de julho, ainda está em fase de teste e a proposta é permitir que o usuário pesquise o itinerário das linhas, horários de partidas dos ônibus, saiba a localização em tempo real do veículo além de descobrir os pontos mais próximos. O aplicativo já está disponível para download gratuito para as plataformas android e ios. 

Para Luiz Alberto, o objetivo do aplicativo é monitorar o veículo e dessa forma garantir maior conforto ao usuário. Para ele, a fase piloto tem superado as expectativas da prefeitura.

Ao abrir o aplicativo instalado no celular é importante deixar o gps ativado. Em seguida, ele irá, automaticamente, mostrar as paradas de ônibus mais próximas. Clicando sobre o ponto desejado, será possível ver quais as linhas de ônibus passam pelo local, seu intinerário e o tempo estimado para a chegada.

Testamos o aplicativo meu ônibus na plataforma android em quatro pontos diferentes. As paradas de ônibus escolhidas foram: 2162 - Avenida Antônio Sales, 2525 - Avenida Desembargador Moreira, Avenida Duque de Caxias e 2163 - Avenida Desembargador Moreira. 

O mapa mostra a localização exata das linhas em circulação e outras informações adicionais como o tempo de espera de cada ônibus. Se estiver em um local sem saber qual linha pegar, o aplicativo mostra os números de ônibus que passam no lugar e qual é o trajeto de cada. Ele funciona mais ou menos como easy taxi, só que voltado para os coletivos.

O aplicativo cumpriu com o que promete sem travamentos que comprometessem o seu desempenho, exceto na parada 2163 - Avenida Desembargador Moreira onde circula a linha 011 - Circular 1, sentido Aldeota. Durante o teste, o veículo cumpriu com tempo estimado, porém dois veículos vieram de uma só vez. 

O publicitário Carlos Matos, 29, usuário da linha, reclamou que esta falha é recorrente. "não sei como ocorre com outra linha, mas é sempre assim com o Circular 1. Esperamos por muito tempo na parada e de repente surgem dois ou três veículos para o mesmo destino", afirma.
Com informações: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados