quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Busólogo: Pessoas que admiram e pesquisam tudo sobre ônibus

A busologia é um hobby que está relacionado a tudo que se refere aos veículos que transportam, diariamente, milhões e milhões de pessoas em cidades de todo o mundo. Este termo é designado à atividade, geralmente praticada como hobby, relacionada ao estudo dos ônibus e aos assuntos referentes a esse tipo de veículo, tais como sua história, seus sistemas de transportes, suas empresas operadoras, suas políticas públicas, seus fabricantes de veículos e seus motores/carrocerias.

No Brasil, a busologia começou a ser difundida por volta da década de 1970, por meio do primeiro busólogo a fotografar ônibus nas cidades de Belo Horizonte, de Rio de Janeiro e de Vitória, o engenheiro Augusto Antônio dos Santos, conhecido, atualmente, como o pai da busologia brasileira. Logo, o hobbie se espalhou aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Bahia e Ceará.

Com 10 anos de criação, o Fortalbus tinha a despretensiosa missão de reunir pessoas que compartilhassem do mesmo interesse em comum: o ônibus. Diversos tópicos de discussão em uma rede social pautavam a ideia do grupo, disseminar e adquirir conhecimento sobre o que envolvessem os coletivos e sistemas de transporte. Pouco a pouco a comunidade foi crescendo e a respeitabilidade na mesma proporção, chegando há uma década de existência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados