sexta-feira, 21 de agosto de 2015

O primeiro veículo acessível para cadeirantes da Via Urbana

Por Fortalbus
No ano em que completou 19 anos de atividades no Sistema Integrado de Transporte, a Via Urbana vem, ao longo de sua jovialidade, carregando consigo uma sólida história de conquistas e reconhecimento na prestação do serviço de transportar o fortalezense diariamente. E fazendo jus, adquiriu no ano que dava início de suas atividades, o seu primeiro veículo adaptado para cadeirantes, de prefixo 30620.

O modelo Urbanuss Busscar encarroçado sobre o chassi Mercedes-Benz OF-1620, tinha as mesmas características que os veículos comuns da época, entretanto, apesar da terceira porta, seu embarque e desembarque nos terminais era realizado exclusivamente pela porta dianteira. Isso acontecia devido a porta central que fora equipada com um modelo de elevador elétrico-hidráulico que não permitia seu uso convencional devido a ausência de degraus.

Fortaleza foi a primeira capital do Nordeste a tomar essa iniciativa, desenvolvida a partir de um projeto piloto da Secretaria de Transportes do Município, visando beneficiar principalmente aquelas pessoas que se locomovem em cadeiras de rodas. Para facilitar o acesso aos terminais de integração, a Prefeitura iniciou o trabalho de eliminar barreiras arquitetônicas que prejudicavam os cadeirantes.

Gustavo Porto, diretor-geral da Via Urbana
A Via Urbana, fundada em 1996, é hoje uma das maiores operadoras do Sistema Integrado de Transporte de Fortaleza. Quando o grupo empresarial Jacob Barata chegou à capital cearense, iniciou a participação no transporte urbano local com a compra da Auto Viação Fortaleza, no começo da década de 1990.

Mais tarde, em 1996, o grupo expandia suas atividades através da compra de parte das linhas da extinta Cialtra e Iracema, nascendo assim a Auto Viação Fortaleza Filial, código 30. Posteriormente em novembro de 1996, passou a se chamar Viação Urbana Ltda, com sede própria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados