terça-feira, 22 de setembro de 2015

Av. Alberto Craveiro terá faixa exclusiva de ônibus a partir de hoje

Corredor de acesso a diversos pontos da Capital, a Av. Alberto Craveiro terá, a partir desta terça-feira (22), uma faixa destinada exclusivamente ao transporte coletivo. Segundo a Prefeitura de Fortaleza, a medida irá beneficiar os mais 43 mil usuários que passam diariamente pelo local.

A faixa exclusiva de ônibus funcionará nos dois sentidos da via, entre a ponte do riacho Martinho e a rotatória Jornalista Demócrito Dummar, em frente à Arena Castelão, numa extensão de 2,4 km em cada lado. Por lá circulam 13 linhas de coletivos, realizando cerca de 670 viagens. A média é de 75,9 veículos por hora.

A implantação ficará a cargo da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e faz parte do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT). De acordo com órgão, a medida deverá, no mínimo, aumento em 40% a velocidade operacional dos ônibus. Onde as faixas exclusivas já funcionam, entretanto, a Prefeitura afirma que o ganho de tempo variou entre 60% e 200%.

A nova faixa exclusiva elevará para 84,6 km a extensão destes espaços na em Fortaleza. A meta da administração municipal é é chegar ao final de 2016 com 135 quilômetros de áreas específicas para o transporte coletivo. Av. Juscelino Kubitschek terá faixas para ônibus e bicicletas. Em seguida, a Av. Juscelino Kubitschek também receberá a implantação somando, ao todo, 5 km nos dois sentidos. 

A meta da administração municipal é é chegar ao final de 2016 com 135 quilômetros de áreas específicas para o transporte coletivo 

Faixas exclusivas de ônibus existentes
- Av. Francisco Sá - 0,6 km
- Av. João Pessoa - 2,7 km
- Av. Bezerra de Menezes - 6,6 km
- Av. do Imperador - 0,8 km
- Av. Tristão Gonçalves - 0,9 km
- Av. Santos Dumont – 1,7 km
- Av. Dom Luís – 1,9 km
- Av. Alberto Sá – 0,9 km
- Av. da Universidade – 1,5 km
- Av. Carapinima – 1,7 km
- Av. José Bastos – 8,9 km
- Av. Domingos Olímpio – 4,2 km
- Av. Bernardo Manuel – 9,3 km
- Av. Antônio Sales – 3,9 km
- Av. Pres. Costa e Silva (Perimetral) – 16,0 km
- Av. Leste/Oeste (Etapas 1 e 2) – 11,0 km
- Av. Gomes de Matos – 1,9 km
- Av. Abolição – 5,3 km
- Av. Alberto Craveiro – 4,8 km
Com informações: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados