quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Conheça 6 aplicativos que facilitam a vida dos usuários de transporte coletivo em Fortaleza

Em que horário o ônibus passa? Qual linha devo pegar para chegar a um determinado destino? Em qual parada passa a linha que desejo utilizar? Como vou saber se estou perto de chegar à minha parada de destino? Essas são algumas dúvidas que usuários de ônibus de Fortaleza pensam ao utilizar transporte público pela primeira vez ou em algum ponto diferente da cidade.

Alguns aplicativos facilitam a vida de quem deseja chegar em casa, no trabalho ou no lazer com agilidade e sem maiores transtornos. Nathália Nobre, estudante de Administração da Universidade Federal do Ceará (UFC), conta que usa o aplicativo “Meu Ônibus Fortaleza”, um dos mais baixados da região.

“Depois do aplicativo, quando estou próxima ao meu horário de sair do trabalho, olho se já está vindo algum ônibus que eu possa pegar. Se ele me mostrar que vai demorar 40 minutos, por exemplo, posso aproveitar o tempo para adiantar mais alguma coisa no trabalho ou até passar no banco”.

Nathália explica que, em geral, os ônibus cumprem o horário determinado, e quando há atraso a diferença é de 5 a 10 minutos. “O que não se compara a uma espera de 40 minutos”, argumenta a estudante.

Disponíveis para usuários do sistema operacional Android ou iOS, os utilitários permitem que o usuário tenha suas dúvidas solucionadas e até ajudam os “dorminhocos” a não perder o ponto de parada do trajeto e descer no seu destino correto. Confira a lista abaixo.

Moovit
Disponível para usuários de Android e iOS, o aplicativo reúne notícias de atraso e trânsito no transporte público, tornando mais fácil com que os usuários se programem e não percam compromissos importantes devido a um atraso de uma linha. Com esse app, é possível traçar a rota ideal de acordo com as condições do trânsito e as melhores opções de ônibus ou metrô.

Não durma no ponto
Disponível somente para usuários de Android, o aplicativo é dedicado para quem gosta de tirar uma soneca no ônibus. A partir de uma indicação feita pelo usuário no mapa, ele identifica quando você chega no destino e soa um alarme. É necessário que o seu localizador e a rede de dados estejam ativos desde a programação de rota até o soar do alarme. O usuário pode ser notificado com toque sonoro, vibratório ou ambos.

Meu Ônibus Fortaleza
Disponível para usuários de Android e iOS, o aplicativo permite aos usuários do transporte coletivo calcular o tempo de chegada dos coletivos. O utilitário permite também que os pontos de paradas favoritas sejam adicionadas, com um raio de proximidade de 300 metros até 2 quilômetros. O “Meu Ônibus Fortaleza” é alimentado pela base de dados da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e pelo sistema GPS dos veículos.

Waze
Disponível para usuários de Android e iOS, o aplicativo é um sistema de mapas colaborativo. A utilidade do programa é visualizar a situação das vias e ser informado sobre eventuais acidentes ou manifestações que atrapalhem o trânsito.


Bus-K Fortaleza
Disponível somente para usuários de Android, o aplicativo fornece informações acerca da linha a pegar para se dirigir a um determinado ponto da cidade, do local de parada dos coletivos, incluindo o alerta quando a sua parada de destino está se aproximando. O Bus-K Fortaleza também possui interface com o Twitter da Autarquia Municipal de Transito de Fortaleza (AMC), o que permite o acesso a informações sobre o tráfego nas principais vias da cidade, por exemplo, a ocorrência de engarrafamentos, colisões, trecho em obras.

Google Maps/Transit
Disponível para usuários de Android e iOS, o mapa é um recurso do Google Maps que auxilia na busca pela linha de ônibus que atenda ao itinerário previsto, e informa o tempo estimado para completar um percurso. Tudo será baseado em informações pré-definidas pelos órgãos públicos responsáveis pelo transporte urbano.
Com informações: Tribuna do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados