segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Os cuidados e a importância dos motoristas de ônibus

Por Fortalbus
O funcionamento de uma cidade depende diariamente de diversos fatores e funciona geralmente como um ciclo, caso uma parte desse ciclo deixe de funcionar ou atrase, este ciclo é prejudicado. O transporte é muito importante para que uma cidade funcione, pois é através dele que as pessoas saem de suas residências e chegam ao seu destino para realizarem suas tarefas, seja para o trabalho, estudo ou outro motivo. O transporte é feito de forma individual ou coletiva.

Dentro deste ciclo, o motorista de ônibus é parte importante, pois ele está diretamente influenciando nas atividades das pessoas que utilizam o transporte público, pois caso ele não faça o seu trabalho de forma correta, ou seja, atrasando o ônibus, deixando de realizar uma parada ou dirigindo em excesso de velocidade, pode prejudicar um daqueles passageiros que estão naquele instante dentro do veículo.

É preciso entender que o motorista durante a sua jornada de trabalho, é submetido a múltiplos riscos que podem gerar doenças, como exemplo; 

- Os ruídos e vibrações que podem causar a perca de audição, lentidão nos reflexos e mal-estar.
- Variações de temperatura que podem causar fadiga e perdas liquidas.
- Exposição a gases e poeira que podem causar doenças nas vias respiratórias.
- Os movimentos repetitivos que levam ao aparecimento de doenças articulares.

Preocupações das mais variadas interferem no trabalho do gestor de unidade móvel incluindo-se o estresse físico, psíquico e social. Não há dúvida de que os desgastes físicos, psíquicos e sociais vão além do limite de tolerância de qualquer atividade. O cumprimento de jornadas longas, condições de higiene quase sempre precárias, alimentação não condizente, obesos, com privação do sono, sem condicionamento físico, sem exames periódicos, mal remunerados, tudo concorrendo para que possamos afirmar que se trata de trabalho extremamente penoso, onde o operador dá mais do que é possível numa jornada de trabalho

Por estas razões citadas acima, é importante que as empresas realizem a educação continuada, incentivando a estes profissionais a estarem sempre informados sobre a manutenção da saúde clínica e ocupacional, além do uso correto do tempo de descanso. Afinal, ele é o responsável no transporte para que as pessoas alcancem os seus objetivos finais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados