quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Transporte coletivo de Fortaleza vem passando por grandes melhorias

O crescimento desordenado das grandes cidades pede soluções urgentes para minimizar os efeitos caóticos do trânsito. Grandes congestionamentos, como os que existem em Fortaleza, revelam a necessidade em se pensar em alternativas para dar fluidez ao trânsito. A área de mobilidade urbana tem sido foco da gestão do prefeito Roberto Cláudio, com implantação de ciclovias, corredores de ônibus, programa de bicicletas compartilhadas e obras que tentam diminuir o gargalo dos congestionamentos em Fortaleza.

Aplicativo “Meu Ônibus”
O aplicativo “Meu Ônibus” foi disponibilizado em julho deste ano, com a finalidade de oferecer aos usuários do transporte público as informações sobre horários de chegada dos veículos nos pontos de parada. As ações preveem ainda a instalação de painéis de informação nos pontos de parada com o itinerário/mapa das linhas que passam pelo referido ponto. Para baixar o aplicativo, basta acessar o Google Play ou a Apple Store.

Bilhete Único
O Bilhete Único foi criado em 2013 e criou uma integração entre os transportes urbanos. Com ele, os passageiros pagam somente uma tarifa (ou meia, no caso dos estudantes) no intervalo de duas horas e podem trafegar livremente em mais de um ônibus ou van. O serviço trata-se de um cartão de crédito pré-pago para o transporte coletivo, em que o usuário pode inserir o valor que desejar. Com o bilhete, ciclistas também podem se cadastrar gratuitamente no sistema de bicicletas compartilhadas.

Faixas exclusivas para ônibus
O objetivo do programa de faixas exclusivas é priorizar o transporte público coletivo, promovendo a equidade no uso do espaço viário. Além disso, o projeto também aumenta a velocidade operacional e a produtividade do transporte público. Fortaleza conta com 79,8 km de faixas exclusivas para ônibus, um aumento de 714% nos últimos três anos.

A meta do programa é ter 135 km de faixas exclusivas até 2016. As próximas avenidas que receberão as adequações para implantação das faixas exclusivas são a Avenida Alberto Craveiro (4,9 km) e a Avenida Juscelino Kubitschek (5 km).


Ônibus com ar-condicionado
Atualmente, 5,7% da frota de ônibus de Fortaleza é refrigerada. Dos 2.026 ônibus que a cidade possui, 144 veículos têm ar refrigerado, distribuídos em 40 linhas. A taxa de renovação é de 12,5% ao ano, no mínimo, para atingir a meta que, em 2020, toda a frota de ônibus já esteja com ar condicionado. Para proporcionar mais conforto aos usuários, a prefeitura adotou a medida de garantir que cada veículo adquirido seja incluído no sistema de transporte com ar-condicionado.

Corredores exclusivos de ônibus
O primeiro corredor exclusivo, Antônio Bezerra/ Centro, foi entregue no dia 18 de julho de 2015, com 11 estações junto ao canteiro central da Avenida Bezerra de Menezes. Com extensão de 8,2 km, o corredor liga o novo terminal do Antônio Bezerra ao centro da cidade. Entre os corredores previstos para o fim de 2016 estão: o Expresso Messejana/Centro (com viaduto na rotatória da Avenida Aguanambi e túnel da Avenida Domingos Olímpio) e o Antônio Bezerra/Papicu, que, quando concluído, terá 17,4 km.
Com informações: Tribuna do Ceará

Um comentário:

  1. Bom dia!! a todos que fazem esse belo trabalho no blog do FortalBus..
    Me chamo Jaime, responsável pelo setor de informática da Dragão do Mar. Sobre essa publicação, é interessantíssimo, pois mostra aos nossos usuários o quanto do transporta em Fortaleza vem avançando, claro que ainda tem muita coisa a ser feito, só gostaria de sugerir a utilização de imagens dos carros também da Dragão do Mar, pois como as outras, estamos em constante atualização de nossa frota.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados