segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Um ano após reforma, elevadores começam a funcionar no Terminal Antônio Bezerra

Um ano após a conclusão da reforma e entrega do Terminal do Antônio Bezerra, em Fortaleza, por onde diariamente circulam cerca de 240 mil pessoas, o equipamento passa a contar com três elevadores, que garantirão a travessia acessível de pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida entre as plataformas A, B e C. Os elevadores, que têm capacidade para transportar até 300 quilos e comportam um cadeirante e um acompanhante, foram oficialmente entregues.

Com a reforma e ampliação do terminal, a forma de travessia dos pedestres que antes era feita pela mesma pista por onde circulam os coletivos, foi alterada, passando a ser feita através de túneis. Atualmente, o equipamento dispõe de duas rampas de acesso às plataformas.

O secretário executivo, da Secretaria de Infraestrutura (Seinf), Roberto Resende, explica que os elevadores serão operados pelos próprios usuários e caso haja necessidade, fiscais da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) podem auxiliar na operação. Hoje, a estimativa da Etufor é de todos os meses, 986 passageiros utilizam o cartão gratuidade para Pessoas com Deficiência (PCDs) nos ônibus da Capital. Além do Antônio Bezerra, o Terminal da Parangaba também conta com elevadores.

O secretário disse ainda que "todos os terminais de integração passarão por reforma e receberão mecanismos para garantir a acessibilidade". Mas, ele explica, que ainda "não existe um planejamento exclusivo para as obras pois o plano da Prefeitura hoje está voltado para a implantação de novo corredores de ônibus que ligam terminais a terminais e com isso demandam as reformas". A Prefeitura projeta a implantação de 130 km de corredores exclusivo de ônibus em Fortaleza nos próximos anos.
Com informações: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados