quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Padre Valdevino ganha faixa exclusiva de ônibus no próximo mês

A partir da segunda quinzena de novembro, segundo estimativas da Prefeitura de Fortaleza, a Capital contará com mais uma faixa exclusiva para ônibus, desta vez, na Av. Padre Antônio Tomás, em benefício a mais de 60 mil usuários do transporte coletivo. A faixa interligará o bairro Aldeota ao Centro, como retorno das linhas em tráfego no sentido Papicu/Antônio Bezerra. 

Com cerca de 3,3 Km de extensão, a nova faixa tem início no trecho da Padre Valdevino com a Avenida Senador Virgílio Távora e segue até a Avenida Dom Manoel. Com um fluxo de 61,6 ônibus circulando na avenida por hora, o objetivo é aumentar a velocidade operacional dos veículos em 40%, podendo, no entanto, se estender entre 60% e 200%, a exemplo das taxas de melhoria registradas nas vias já dotadas com faixas exclusivas. 

Conforme o superintendente da AMC, Arcelino Lima, a ideia de implantação da faixa na Padre Valdevino foi concebida ainda pelo Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), passando, hoje, a integrar o Programa de Implantação de Faixas Exclusivas. "Estamos apenas finalizando as melhorias indicadas pelo Transfor. A avenida foi toda requalificada, com serviços de drenagem, requalificação das calçadas, justamente para receber a volta dos veículos do Terminal do Papicu". 

Desta forma, a avenida passará a ter uma faixa destinada ao transporte público coletivo e uma para o individual. Como rota alternativa, a AMC implantou um novo corredor de tráfego, formado pelas vias Tertuliano Potiguara, Dom Expedito Lopes e João Brígido. 

Corredor de ônibus
Conforme acrescenta, com a conclusão da construção do túnel nas avenidas Pe. Antonio Tomás e Engenheiro Santana Jr., finalizam-se todas as obras do corredor expresso Antônio Bezerra/Papicu, quando a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) duplicará a frota de veículos articulados. "Por isso que é tão necessária essa faixa, pois vamos ter um volume muito grande de veículos articulados trafegando na Pe. Valdevino". 

Com a implantação da faixa na Padre Valdevino, a Capital passará a ter 87,9 Km de faixas exclusivas. A meta do Programa de Implantação de Faixas Exclusivas, lançado em agosto do ano passado, é dotar Fortaleza de um total de 135 Km. 
Com informações: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados