segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Top Bus, o sistema de transporte seletivo urbano em Fortaleza

Por Fortalbus
Atualmente o sistema de transporte executivo em Fortaleza está operando apenas com uma linha, a (017) Inter Shoppings, que transita por vias como Washington Soares, Dom Luís, Desembargador Moreira, Hist. Raimundo Girão, Monsenhor Tabosa, Joaquim Nabuco, Santos Dumont e Eng. Alberto Sá, atendendo os shoppings RioMar, Iguatemi e Via Sul, além das importantes regiões de lojas de rua e edifícios comerciais.

O serviço foi criado na década de 1990, através de uma iniciativa da Empresa Guanabara. Na época, eram veículos longos, incompatíveis com os deslocamentos na área central da Cidade, onde as ruas são estreitas e os engarrafamentos acontecem a todo momento durante todo o dia. Desde 2000, o sistema vem sendo explorado pela Via Urbana, também ligada ao Grupo Guanabara. 

Na gestão da Via Urbana, a empresa introduziu veículos menores e utilizando o título de Jardineiras, em referência ao serviço que existe desde 1986, por iniciativa da então prefeita Maria Luiza Fontenele. Para garantir a rentabilidade do serviço seletivo oferecido pelo Top Bus Jardineira, que conta com itens de conforto como ar-condicionado e poltronas acolchoadas, é cobrada o mesmo valor da tarifa única de R$ 2,40, não sendo aceito benefícios como meia passagem, Bilhete Único e gratuidades.

Um comentário:

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados