sábado, 21 de novembro de 2015

Corredor de ônibus começa a ser implantado na rua Padre Valdevino

As faixas exclusivas de ônibus nas ruas Beni de Carvalho e Padre Valdevino, no trecho compreendido entre as vias senador Virgílio Távora e Dom Manoel, começam a ser implantadas pela Prefeitura de Fortaleza. A faixa na Padre Valdevino terá 3,2 km de extensão, e deve começar a funcionar até o final deste mês.

A nova faixa beneficiará cerca de 60 mil passageiros que circulam diariamente, favorecendo o fluxo dos ônibus que transitam no sentido Papicu/Antônio Bezerra. As nove linhas que trafegam na via contam com 61 ônibus por hora que devem obter um ganho de velocidade de, no mínimo, 40%.

“Os ônibus que circulam pela região fazem parte do Corredor Antônio Bezerra/Papicu e já são beneficiados com diversas tecnologias de priorização do transporte coletivo, como faixas exclusivas, corredor expresso e viaduto da avenida Engenheiro Santana Júnior. Apesar da agilidade durante o trajeto de ida, o retorno dessas linhas ficava prejudicado pela ausência de uma faixa destinada exclusivamente aos coletivos”, justifica Antônio Ferreira, presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).

Corredor alternativo
De acordo com AMC, para dar vazão ao fluxo de veículos, dando suporte à intervenção, foi criado um corredor alternativo com duas faixas, composto pelas vias Tertuliano Potiguara/Dom Expedito Lopes/João Brígido, a partir da rua Monsenhor Catão até a avenida Aguanambi.

No corredor alternativo, conforme aponta a AMC, foi realizada a abertura de canteiros centrais, instalação de semáforos e alteração na circulação viária. A sinalização com semáforos iniciou nesta semana, segundo a autarquia, nos cruzamentos Tertuliano Potiguara com Leonardo Mota, Tertuliano Potiguara com Barbosa de Freitas, Dom Expedito Lopes com Tibúrcio Cavalcante, Dom Expedito Lopes com José Vilar e João Brígido com Rui Barbosa.

Transporte coletivo
Com a nova implantação da faixa exclusiva na Padre Valdevino, serão 87,8 km de corredores exclusivos da ônibus em Fortaleza. A meta, conforme a prefeitura, é concluir o ano de 2016 com 135 km de faixas exclusivas de ônibus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados