quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Corredor de ônibus será a ligação rápida entre os terminais Parangaba e Papicu

O corredor expresso previsto pela Prefeitura é o que interliga a Via Expressa ao Terminal do Papicu, com o bairro Parangaba, totalizando 19,6 Km. Este corredor prevê várias obras de infraestrutura viária, como túneis e viadutos, algumas delas já entregues, a exemplo do túnel da Santos Dumont com Via Expressa e o próximo à Arena Castelão.

Lançado em junho de 2014, o Plano de Ações Imediatas de Trânsito e Transportes (Paitt) vem implantando, desde então, faixas exclusivas para ônibus. Começou com o binário das avenidas Santos Dumont e Dom Luís, dando continuidade com a Avenida da Universidade, Avenida Carapinima, chegando à mais recente, que foi a da Avenida Alberto Craveiro.

Em toda a cidade, são 84,6 Km de faixas exclusivas para ônibus. Quantidade considerada ínfima, se considerada toda a malha viária da Capital, de 2.900 Km. Significa que apenas 2,9% da malha viária é contemplada com faixas exclusivas para ônibus. A meta da Prefeitura, no entanto, é chegar, até junho do ano que vem, a 135 Km.

“Priorizar o transporte público é uma diretriz do prefeito Roberto Cláudio e esse programa (Paitt) têm o objetivo muito claro de priorizar o transporte coletivo, aumentando a velocidade operacional dos ônibus”, destaca Ezequiel Dantas, engenheiro da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP).

Desde que foi implantado, ele frisa que o programa conseguiu alcançar bons resultados, como aumentar a velocidade média dos ônibus na Avenida Santos Dumont em 200% e em mais de 100% na Avenida Dom Luís. Outras vias que estão sendo estudadas para receber faixas exclusivas para ônibus são as avenidas: Osório de Paiva, Juscelino Kubitschek e Washington Soares.
O problema é que nos locais onde não há faixa, os ônibus não conseguem manter a mesma velocidade operacional e acabam tendo de disputar espaço na via com veículos particulares. Para fazer frente à situação, está previsto para ser inaugurado, no segundo semestre de 2016, o corredor expresso Antonio Bezerra/Papicu, totalizando 17,4 Km.

Para que comece a operar, falta ainda a conclusão do túnel da Avenida Engenheiro Santana Júnior sob a Avenida Pe. Antônio Tomás. A obra, orçada em R$ 187 milhões, está prevista para ser concluída no segundo semestre do ano que vem, de acordo com a Secretaria de Infraestrutura de Fortaleza (Seinf).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados