sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Corredor Expresso Fortaleza gera ganho de 90% em velocidade operacional dos ônibus

Com a implantação do Corredor Expresso Fortaleza, que interliga o Antônio Bezerra ao Papicu, os usuários dos ônibus que transitam pela Avenida Bezerra de Menezes passaram a contar com ganhos de mais de 90% na velocidade operacional dos transportes coletivos e a consequente redução dos tempos de viagem. É o que aponta o relatório de monitoramento da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), referente aos quatro meses de funcionamento do sistema.

Há um ganho de 90,7% de velocidade dos ônibus nos horários de pico em dias úteis, pela manhã e à tarde, saindo de 10,5 km/h para 20,03 km/h. O tempo de viagem entre a Estação North Shopping e a Estação São Sebastião caiu em 88,8%, saindo de 17 para nove minutos. A comparação foi feita com dez linhas que trafegam pela Avenida Bezerra de Menezes, considerando as viagens feitas antes da implantação das faixas destinadas aos ônibus e após a implantação do corredor exclusivo.

Os dados relativos à média diária também apresentam ganhos significativos. A velocidade operacional aumentou em 51,7%, saindo de 15,26 km/h para 23,15 km/h, e o tempo de viagem caiu de 13 para oito minutos, o que corresponde a 62,5% de redução. O levantamento considerou o tempo médio de viagens e a velocidade média de dez linhas do transporte regular urbano que passam no trecho da Av. Bezerra de Menezes, considerando o sentido ida e volta, nos horários de picos, das 6h às 8h e das 17h às 19h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados