segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Mudanças operacionais nas linhas do transporte coletivo em Fortaleza

Por Fortalbus
O Sistema Integrado de Transporte em Fortaleza, hoje é operado doze empresas de ônibus e uma empresa responsável pelo transporte alternativo. Desde 2012 este transporte foi licitado, ocorrendo a divisão das empresas por consórcios. A partir do dia 1º de Dezembro, esse sistema passará por algumas mudanças operacionais, no entanto, apenas entre essas empresas.

O objetivo da reorganização de tabelas nas linhas do transporte coletivo é para estabelecer um equilíbrio econômico-financeiro para as empresas operadoras e, consequentemente, do próprio sistema e dos serviços que ele presta aos usuários. Alguns critérios são levados em prática como as proximidades com as garagens, para diminuir o quilometro morto, além de passageiros transportados e catracados. Esses reajustes não são definitivos, já que essas mudanças ocorrem para garantir que a porcentagem que cada empresa tem do sistema seja alcançado.

Esse equilíbrio se dá através da distribuição dessas "tabelas", entre linhas mais rentáveis cobrindo as operações das linhas deficitárias, garantindo os fluxos das viagens. Vale lembrar que as linhas de ônibus que hoje são operadas não pertencem as empresas, e sim ao orgão gestor municipal em conformidade com o Sindiônibus e os consórcios. 

Então, a partir de amanhã algumas linhas serão operadas por outras empresas, mas nada mudará com os horários e itinerários, ou que diminua a qualidade dos serviços já prestados à população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados