terça-feira, 10 de novembro de 2015

Um passo no passado: Fretcar Urbano 19501

Por Fortalbus
À vista do usuário, a frota de ônibus é a parte da empresa de maior destaque. Atualmente, a Fretcar Urbano fazendo parte do Consórcio Expresso 05, conta com uma frota de 101 veículos, composta de uma versatilidade de chassis com Mercedes-Benz, Agrale e VolksBus com idade média reduzida. 

A origem da empresa no urbano iniciou em 2003, com a Viação Cidade Luz. Sua diretoria entrou no negócio com muita bagagem na história do transporte de passageiros do Ceará. Após um período dedicado ao transporte coletivo fora do Ceará, o grupo retornou ao estado através da aquisição da Autoviária Freitas, nascendo assim a Cidade Luz.

Logo no início suas operações foram ganhando destaque através dos conceitos mais modernos de gestão, visando satisfazer as necessidades de todos os seus clientes com eficiência e qualidade, trabalhando para que a prestação dos serviços seja aperfeiçoada constantemente, melhorando assim o transporte coletivo do Grande Siqueira. 

Em 2010 um grande marco ocorreu, quando a empresa passou a aderir e ostentar a marca Fretcar, operando com um novo código (19). A mudança veio unificar com a mesma denominação do Grupo que já era atuante no transporte rodoviário e metropolitano de passageiros, sendo assim diferenciadas apenas pelo setor de serviço prestado, deixando a marca cada vez mais forte no mercado.

Produzido entre os anos de 2003 e 2007, o ônibus de aplicação urbana Citmax foi o último modelo a trazer a denominação Ciferal, que mesmo após ser adquirida pelo Grupo Marcopolo, seu tradicional nome relacionado a fabricação de carrocerias, manteve-se no mercado com uma linha diferenciada de produtos voltada para o segmento urbano.

No Ceará, o Citmax esteve presente em várias empresas de transporte coletivo urbano e metropolitano, confirmando assim o sucesso de uma carroceria projetada com o know-how Marcopolo. Em 2005, a então Viação Cidade Luz (antecessora da Fretcar Urbano), adquiriu três unidades Citmax com chassis Mercedes-Benz OF-1722M. Os veículos de prefixos 501, 503 e 507 são equipados com três portas, possuem uma característica curiosa, seu tamanho alongado, sendo essencial para as linhas de alta demanda de passageiros.

O Citmax surgiu com a proposta de ser um veículo leve e de baixo custo operacional para os frotistas, especialmente desenvolvido para o transporte coletivo urbano. Uma das principais vantagens do Citmax em relação aos modelos comercializados no mercado nacional era sua economia de combustível. Nos testes aerodinâmicos, o modelo comprovou seu menor custo operacional em aplicação urbana registrando consumo de combustível 24% menor que a média dos demais veículos similares.

Em 2015, fazendo um investimento pesado no seguimento urbano, fez a Fretcar adquirir doze veículos New Torino, todos com ar condicionado, elevadores de acessibilidade e monitorados em tempo real, além de diversas inovações tecnológicas que ampliam os padrões de conforto, segurança e bem-estar dos usuários. A nova frota da Fretcar chegou para reforçar o Sistema do Transporte Coletivo de Fortaleza, que, ao longo dos dois últimos anos, tem passado por grandes transformações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados