quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Viação Groaíras, a empresa que circulou pelo interior do Ceará

Por Fortalbus
Groaíras é um município cearense localizado a 30 quilômetros ao sul de Sobral. Emancipada no ano de 1957, deixou a condição de distrito de Sobral para tornar-se município, entretanto, manteve suas raízes ligadas a “Princesa do Norte”, considerada município referência daquela região do estado.

E foi ligando o jovem município a Sobral que surgiu em 1968 a Viação Groaíras. Com sede na cidade que deu nome à empresa, o proprietário Neuton Melo iniciou a linha com apenas um horário diário, transportando passageiros através de seu veículo com capacidade para 40 passageiros sentados.
Ciferal Flecha de Prata com o prefixo 1
Com o passar dos anos e mantendo-se firme em sua principal linha, a demanda de passageiros cresceu, e, consequentemente, ampliou-se a oferta de horários diários. Já no final da década de 1970, por exemplo, a empresa disponibilizava três horários por dia, com partidas às 6h, 6h30 e 12h, retornando de Sobral às 10h, 11h30 e 17h.

Nesta época, havia também horário extra para estudantes do 2º grau e universitários que cursavam a Universidade Vale do Acaraú. Se o comércio de Groaíras e quase todas as atividades estavam ligadas a Sobral, a Viação Groaíras garantia a ligação entre essas localidades através de um bom transporte regular e diário.
Neuton Melo guiando um O362 com jogadores e torcedores do Centro Esportivo Groairense
O fundador e proprietário Neuton Melo, também exercia a função de motorista nos primeiros anos, assim como muitos pioneiros deste setor. Neuton manteve-se se a frente da empresa desde sua fundação até o ano 2000, quando transferiu os direitos de exploração da linha para a Viação Gregório Transporte e Turismo, que por sua vez, permaneceu ativa até o ano de 2009.

Um comentário:

  1. O carro 1 da Groaíras é um Ciferal Papo Amarelo e não Flecha de Prata.

    Fco. Souza

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados