quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Empresas de ônibus de Fortaleza realizam permuta de linhas urbanas

Por Fortalbus
Desde a última terça-feira (1º), o Sistema Integrado de Transporte de Fortaleza (SIT-FOR) passou por mais um processo de permuta de linhas entre as empresas associadas ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Sindiônibus). A medida que é adotada ao longo dos últimos anos, tem como um dos principais objetivos reduzir os gastos operacionais das operadoras, sobretudo em um ano de arrocho na economia, mas sem deixar de garantir a porcentagem que cada uma possui no sistema. A última grande permuta ocorreu em 1º de julho de 2012, quando entrou em vigência os novos contratos firmados entre prefeitura e empresas, após processo licitatório.

A relação entre empresas e usuários, em alguns casos, é considerada umbilical. Com as mudanças de tabelas, regiões que eram atendidas por muito tempo por uma mesma companhia deixam de atuar no local e dão lugar a outra. Como foi o caso da Vega, que deixou de operar as linhas 070 - Cuca Barra/Parangaba e 115 - Jardim Guanabara/Francisco Sá, repassando-as para a Aliança. Tais linhas eram operadas pela Vega desde o tempo em que ela se apresentava como Autoviária São Vicente de Paulo. Porém, a mudança se justifica pelo fato de a Aliança possuir garagem na região das linhas atingidas, diminuindo os custos com a chamada quilometragem morta (gasto de combustível entre a garagem e o ponto inicial, não coberta pela renda das passagens). 

Outro caso constatado na permuta de ontem foi a troca das linhas 610 - Cidade dos Funcionários/Conjunto Alvorada, 611 - Estrada da Cofeco e 625 - Parque Manibura/Borges de Melo, antes operada pela Viação Fortaleza, desde os primeiros anos de operação da empresa, e que agora pertence à Viação Urbana. Embora sejam do mesmo grupo, é inegável a ruptura do ponto de vista do costume e da história que os bairros atendidos pelas linhas possuem com a Fortaleza. Assim como o exemplo anterior, o fator prepoderante foi a proximidade da garagem da Viação Urbana com as regiões mencionadas. 

Já outras mudanças não seguem a mesma lógica, caso do repasse integral de tabelas da linha 029 - Parangaba/Náutico (antes operada pela Maraponga) para a Viação Fortaleza, bem como o retorno dela à linha 401 - Montese/Parangaba. Nessa situação, prevalece a manutenção da porcentagem no sistema, já que nem sempre a conta dessas permutas fecha. 

Algumas mudanças de linhas realizadas: Viação Fortaleza assume 315 - Messejana/Parangaba, 901 - Dom Luiz e 903 - Varjota; São José assume 073 - Siqueira/Praia de Iracema, 099 - Siqueira/Mucuripe/Barão de Studart 369 - Parque Presidente Vargas/Parangaba; Fretcar assume 329 - Parque Santa Maria/Siqueira e 346 - Jardim Fluminense; Santa Maria assume 122 - Antônio Bezerra/Álvaro Weyne; Aliança assume  212 - Jardim Guanabara/Nova Assunção 1; Maraponga assume 406 - Planalto Ayrton Senna/Centro; Viação Urbana assume 676 - Conjunto Curió e 696 - Sítio Curió; Vega assume 071 - Antônio Bezerra/Mucuripe e 079 - Antônio Bezerra/Náutico; Terra Luz assume 323 - João XXIII/Lagoa; Dragão do Mar assume 092 - Antônio Bezerra/Papicu/Praia de Iracema, 456 - Planalto Ayrton Senna/Parangaba, 633 - Passaré/Centro

5 comentários:

  1. A via urbana assumiu quase todas as linha que cobre a lagoa rendoda

    ResponderExcluir
  2. 073 linha clássica da Viação Urbana. Não faz nenhum sentido a atuação da Viação Fortaleza nas linhas do Terminal do Siqueira que não sejam as que percorrem Messejana.

    ResponderExcluir
  3. E a linha 038-parangaba/papicu ontem eu estava na parada e só vié13 ônibus da viação fortaleza passar na linha 038 e somente um da vega em tempo de uma hora

    ResponderExcluir
  4. A viação fortaleza invadiu o terminal da Parangaba com ônibus velhos, na 029 por exemplo que só tinha ônibus novos agora é só lata velha, nas várias linhas que ela adquiriu no terminal da Parangaba não têm nenhum com ar condicionado!!!

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados