quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Faixa exclusiva na Pe. Valdevino apresenta ganho de 41,63% na velocidade dos coletivos

Em apenas uma semana de implantação da faixa de ônibus na Avenida Padre Valdevino, os passageiros já percebem a redução do tempo de viagem e contam com ganhos de 41,63% na velocidade operacional dos transportes coletivos. É o que aponta a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).

Em dia útil no horário de pico da manhã, entre 6h30 e 8h, foi registrado um aumento na velocidade operacional de 12,49 Km/h para 17,69 Km/h. Com isso, o usuário teve um ganho de 41,63% no tempo de viagem. Esses dados foram coletados após uma semana de funcionamento, nessa segunda-feira (07/12), no primeiro dia de fiscalização realizada pelos agentes da Autarquia Municipal de Transito e Cidadania (AMC).

A faixa exclusiva de ônibus foi implantada na Rua Padre Valdevino, pela Prefeitura de Fortaleza, no último dia 30 de novembro. Com 3,2 Km de extensão no trecho compreendido entre as avenidas Virgílio Távora e Dom Manuel, a medida beneficiará cerca de 60 mil passageiros, usuários de nove linhas. Para dar suporte à intervenção, otimizando o tráfego dos veículos particulares, a AMC criou um corredor alternativo, composto pelas vias Tertuliano Potiguara/Dom Expedito Lopes/João Brígido, a partir da R. Monsenhor Catão até a Av. Aguanambi. A iniciativa segue as diretrizes da Lei de Mobilidade Urbana (12.587/12), que determina a prioridade ao transporte coletivo.

Corredor Papicu/Antônio Bezerra
De acordo com Antônio Ferreira, presidente da Empresa Municipal de Transporte Urbano (Etufor), a faixa exclusiva faz parte do Corredor Papicu/Antônio Bezerra que se encontra em obras. “Os ônibus que circulam no sentido Antônio Bezerra/Papicu já contam com diversas tecnologias de priorização do transporte coletivo, como faixas exclusivas, corredor expresso e o viaduto da Avenida Engenheiro Santana Júnior. Apesar da agilidade durante o trajeto de ida, o retorno dessas linhas ficava prejudicado pela ausência de uma faixa destinada exclusivamente aos coletivos”, explica.

Com a nova implantação da faixa exclusiva na Rua Padre Valdevino, serão 87,8 km que priorizam a maioria da população. Isso representa um aumento de 786% em priorização do transporte coletivo durante os três anos de gestão do prefeito Roberto Cláudio. A meta é concluir o ano de 2016 com 135 km de faixas exclusivas de ônibus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados