quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

O primeiro ônibus acessível da Auto Viação São José

Por Fortalbus
Atuando no transporte coletivo da capital cearense desde 1964, a Empresa de ônibus São José é uma das mais tradicionais do segmento urbano. Atualmente destaca-se por sua atual estrutura e frota de 240 veículos. Após algumas configurações acionárias formadas a partir do início da década de 1990, sua mais recente data do ano de 2010, quando houve a fusão com a extinta Via Máxima. Além disso, passou a contar com Dimas Barreira, atual presidente do Sindiônibus, como um dos diretores da empresa.

Durante a década de 1990, a Auto Viação São José, que atualmente também denomina-se São José Transporte Urbano, possuía uma das frotas mais novas e conservadas do sistema urbano. E fazendo jus, adquiriu no ano de 1996 aquele que seria o seu primeiro veículo adaptado para cadeirantes.

O modelo Torino GV encarroçado sobre o chassi Mercedes-Benz OF-1620, tinha as mesmas características que os veículos comuns da época, entretanto, apesar da terceira porta, seu embarque e desembarque nos terminais era realizado exclusivamente pela porta dianteira. Isso acontecia devido a porta central que fora equipada com um modelo de elevador que não permitia seu uso convencional devido a ausência de degraus.

Em bom estado de conservação, o veículo rodou pela São José por mais de 10 anos, ostentando o prefixo 12612 durante vários anos na linha 038 - Parangaba/Papicu. Antes de ser desativado, o veículo ainda teve seu número de ordem alterado para 617, logo após a chegada dos veículos 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados