terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Recarga de celular nos ônibus da Via Urbana e Vega

Por Fortalbus
Em 2007, alguns cartazes fixados dentro de ônibus em Fortaleza, avisando sobre a disponibilidade do serviço de recarga de celular, surpreendeu os passageiros. Os celulares da operadora Oi, poderiam ser recarregados a partir de R$ 1,00. O Ceará foi o pioneiro neste tipo de serviço em todo o País, estando presente em aproximadamente 300 ônibus.

A primeira empresa que testou essa tecnologia foi a Via Urbana, disponibilizando em 139 ônibus, e com a grande aceitação desta tecnologia junto ao usuários, a Vega também passou a adotar este serviço. A operação deste serviço era feita pelo cobrador, que conseguia garantir uma renda extra de 3% do valor da recarga como pagamento pelo serviço. 

O procedimento era simples, o passageiro solicitava a recarga ao cobrador, e ele digitava o valor solicitado no aparelho de recarga veicular, posicionado na altura do validador de vale-transporte eletrônico. A comunicação entre o veículo e a operadora ocorria através da tecnologia GSM, a recarga de créditos é realizada por meio de mensagem SMS. 

Em um pouco mais de um ano, a ausência de manutenção e comunicação dessas máquinas fizeram com que os usuários perdessem o interesse por este tipo de recarga e com isso o projeto inicial foi perdendo seu espaço. Esta é mais uma prova do potencial do nosso transporte coletivo, sendo muitas vezes responsáveis por grandes inovações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados