quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Tecnologia Wi-Fi no transporte coletivo de Fortaleza e Região Metropolitana

Por Fortalbus
O futuro tecnológico chegou aos ônibus que fazem parte do transporte urbano e metropolitano de Fortaleza. As empresas de ônibus ao longo do ultimo ano, estão investindo pesado em tecnologia e bem-estar para seus usuários, com a aquisição de veículos equipados com ar condicionado. Em duas delas, os atrativos foram mais além, pois as empresas São Paulo e Vega estão disponibilizando o sistema de internet Wi-Fi gratuito.

No projeto inicial, os primeiros ônibus conectados de Fortaleza seriam implantados com a chegada dos veículos articulados para o Expresso BRT Fortaleza. Mas foi através da aquisição da Empresa São Paulo que essa tecnologia embarcada realmente ganhou às ruas em dezembro de 2014, na linha metropolitana entre Fortaleza e Maranguape. Hoje, a Empresa São Paulo já conta com três veículos fazendo o trajeto e oferecendo esta tecnologia de internet sem fio.

Em Fortaleza, a Vega Transportes S/A está implantando em fase de testes o sistema de internet Wi-fi. Segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), o sistema ainda não foi divulgado para os usuários dos ônibus, já que essa fase de implantação da conectividade é uma parceria da Vega S/A, com uma empresa de tecnologia embarcada.

A internet Wi-Fi dentro dos ônibus vem conquistando seu espaço, e seu modo de funcionamento é simples, a maioria dos veículos recebe o sinal de internet via um modem 3G ou 4G. Dentro dos ônibus, existem um roteador que garante a redistribuição do sinal para os usuários, mediante senha e autenticação de acesso. 

Embora embarcar em um ônibus com Wi-Fi seja algo convidativo, é importante ficar atento que o sinal será dividido com os demais passageiros. Dependendo da quantidade dos acessos, pode-se haver uma diminuição relativa na velocidade da internet.

A modernidade da internet por meio de rede wi-fi no transporte coletivo de Fortaleza, também está presente nas estações do Corredor BRT Expresso Fortaleza. Para utilizar, basta realizar um cadastro, e logo em seguida o acesso é liberado por cerca de uma hora, estando limitado somente à área da estação. No futuro próximo a conectividade será garantida no ponta a ponto dos deslocamentos dos usuários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados