quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Terminais de ônibus ganham pontos de coletas de materiais recicláveis, óleo e eletroeletrônico

Os terminais de ônibus de Fortaleza estão ganhando, pela primeira vez, pontos de coleta de materiais recicláveis, eletroeletrônicos e óleo de cozinha. A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), já implantou os coletores nos terminais da Parangaba, Papicu, Siqueira e Antônio Bezerra. Os mais de 1,2 milhão de usuários, portanto, já podem destinar corretamente os seus resíduos.
Além dos novos coletores, os terminais também contam com o Ponto de Entrega de Coleta Voluntária (PEV),  que recebe todo tipo de material reciclável sem a necessidade de separação. "A ideia da implantação é que, cada vez mais, os cidadãos possam contribuir com o processo de reciclagem e, consequentemente, colaborar com uma cidade mais limpa", ressalta Águeda Muniz, titular da Seuma.

Todo o material recolhido é doado à Rede de Catadores, beneficiando as famílias organizadas em 14 associações conveniadas à gestão municipal. Os PEVs, por exemplo, possuem capacidade para 300 quilos. A ampliação de coletores na cidade faz parte do Programa Reciclando Atitudes, um dos pontos do Plano de Ações para Gestão de Resíduos Sólidos, apresentado pelo prefeito Roberto Cláudio em março deste ano.

Além dos terminais, a Ccdade conta com outros 20 pontos de coleta de óleo e gorduras residuais. Há PEV e coletor de eletroeletrônico também na Seuma e na Etufor. A Prefeitura adquiriu, ainda, cerca de 400 lixeiras de coleta seletiva que foram implantadas em parques e praças da Capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados