quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Usuários constatam melhorias nos terminais de ônibus em Fortaleza

Após a implementação do um novo modelo de administração nos sete terminais de Fortaleza, os usuários do Papicu e Parangaba relatam melhorias no serviço. 

Para o garçom Francisco Conceição depois que houve a mudança na administração, ele percebeu que não mais existem ambulantes no terminal do Papicu. “Uma coisa que eu percebi foi o fim do mercado ambulante. As plataformas eram lotadas de ambulantes e às vezes atrapalha o fluxo de passageiros", afirmou.

Já para a estudante Natália Almeida Soares, o ponto positivo, foi a limpeza do terminal. “Vejo com mais frequência pessoas limpando e sempre com vassoura na mão. Sinto que o lugar está mais limpo. Isso é importante. Um respeito com o usuário”, conta. 

O comerciante Alan Carlos Feitosa reconheceu a limpeza das plataformas do terminal, mas fez uma ressalva em relação aos banheiros. Segundo o comerciante, não houve avanço na limpeza dos banheiros masculinos. “Passo pelo terminal do Papicu todos os dias há mais de 15 anos. Sempre foi do mesmo jeito. Sanitários quebrados e azulejos pichados. Tomara que mude a situação. Até agora não percebi mudanças significativas”, afirmou.

Outro terminal, o da Parangaba que de acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) passam diariamente cerca de 192 mil pessoas. Como os do terminal do Papicu, os usuários também sentiram melhorias. A estudante Glenda Farias afirmou que a quantidade de pedintes tanto dentro como fora diminuiu. 

“Chegava ser irritante apesar de eu sentir pena muitas vezes. Eles sempre ficavam perto da entrada como dentro. Hoje eu vejo que diminuiu. Agra por exemplo não estou vendo nenhum”, disse.

A dona de casa Maria Eugênia Cajazeiras também elogiou a limpeza nas plataformas como o fim dos ambulantes. "Sempre encontro o pessoal da limpeza. Mas os problemas que eu achava complicado de resolver era os ambulantes. Eles tomavam os espaços nas filas e dificultava a passagem da gente. Isso não existe mais aqui na Parangaba".

Nova administração
Os setes terminais de Fortaleza passaram a ser gerenciados por uma empresa privada desde o dia 15 de novembro. De acordo com a prefeitura de Fortaleza, a empresa Socicam assumiu o gerenciamento dos terminais após vencer licitação.

A empresa é responsável pela segurança, limpeza, padronização de pontos comerciais,  monitoramento de câmeras de vigilância, implantação de internet sem fio, instalação de  painéis eletrônicos de chegada e saída dos ônibus, bem como toda a manutenção e as  melhorias que serão realizadas de forma mais rápida.

A Etufor continua responsável pelo gerenciamento da operação de transporte, programando  os horários de chegada e saída, ou seja, todo o planejamento tático operacional de  programação e distribuição das  linhas de ônibus.

Ainda de acordo com a Etufor, os terminais serão aos poucos readequados, conforme com um cronograma seguido pela nova empresa definido pela Prefeitura de Fortaleza. O prazo para a implantação das melhorias é o primeiro semestre de 2016.
Com informações: G1 Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados