sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Vega S/A oferece wi-fi para passageiros

Depois de praças e paradas de Fortaleza, chegou a vez de ônibus da Capital oferecerem sinal wi-fi para os usuários. Experimentamos, na última semana, o serviço, que está disponível em quatro ônibus da empresa Vega desde o último dia 9. O wi-fi está em teste, que durará 15 dias e faz parte de uma pesquisa realizada para verificar qual a velocidade ideal de Internet, qual a demanda nos horários de pico, entre outros fatores.

Embarcamos no veículo 35431 da empresa Vega que faz o percurso da linha 200 — Antônio Bezerra/Centro, no último 10. O veículo é um dos que oferecem aos passageiros a Internet liberada. Conectamos um smartphone na rede e, em instantes, conseguimos acessar aplicativos como Whatsapp e Youtube. O roteador 3G, que fornece Internet aos aparelhos, é ligado assim que é dada partida no veículo. 

A maioria dos passageiros que estavam no veículo não sabia do serviço, mesmo com um adesivo sinalizando “wi-fi zone”. A equipe de reportagem abordou alguns deles e pediu para que se conectassem e testassem também o serviço. “Eu testei aqui com vídeo e ele é ótimo. Eu consegui ver vídeo normal”, comentou Rebeca Arcelino, 16.

De acordo com o cobrador Cristiano Morais, 40, são os estudantes os que mais acessam a rede no ônibus. Lucas Cruz, 18, é um deles, e aprova o serviço. Ele gasta cerca de um hora no ônibus para ir à escola. Para aproveitar o tempo, o jovem conta que usa a Internet para estudar. Paulo Henrique, 23, comenta que o serviço ajuda a economizar o pacote de dados móveis da linha. 

A Internet oferecida pelo ônibus favorece estudantes e quem deseja se comunicar com a família, como a costureira Silva Helena, 37, que usou a rede para falar com o filho, que é deficiente auditivo. Manter-se conectada é fundamental, já que ela se comunica com o filho por meio de mensagens de texto online.

A instalação da tecnologia no ônibus e o estudo são realizados por um possível fornecedor do serviço. Após os resultados, ele montará um projeto e apresentará à Prefeitura de Fortaleza. Segundo informações da empresa Vega, “a ideia é a ampliação do serviço para todo o sistema de transporte urbano da Capital”.

Os passageiros com quem conversamos durante a viagem afirmaram que a oferta de Internet é válida para melhorar o transporte público, mas não deve ser a prioridade do serviço. A estudante Rebeca Arcelino, 16, diariamente pega a linha 200 e considera o percurso seguro. Nunca teve problemas. Para ela, a segurança no transporte público deve aumentar não só por causa do wi-fi, mas porque é essencial para a qualidade do serviço.

Ônibus com wi-fi em teste:
Linha 071 - Antônio Bezerra /Mucuripe (veículo 35508)
Linha 074 - Antônio Bezerra/Unifor (veículo 35510)
Linha 032 - Borges de Melo 2 (veículo 35503)
Linha 200 - Antônio Bezerra/ Centro/BRT (veículo 35431)

Serviço
Para acessar, ative a função wi-fi do smartphone. Pergunte ao cobrador o nome da rede. Conecte-se. Abrirá uma página com orientações. Basta confirmar.
Com informações: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados