sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Binário da Parangaba vai priorizar o transporte público com benefício para cerca de 190 mil pessoas

Dando prioridade ao transporte público, o novo Binário da Parangaba dará continuidade à política de mobilidade urbana na cidade durante a gestão do prefeito Roberto Cláudio, envolvendo a Avenida Germano Franck e a Rua Barão de Canindé, dentre outras vias naquele entorno. Um dos principais objetivos do sistema é estabelecer uma faixa exclusiva de ônibus ligando o Terminal da Parangaba ao Montese (Regional IV), proporcionando viagens de ônibus mais rápidas para cerca de 190 mil pessoas diariamente. 

Com a medida, o fluxo de veículos naquela região e no entorno do Terminal Parangaba será otimizado, além de haver uma melhoria da segurança no trânsito, reduzindo conflitos em pontos críticos. O sistema vai promover uma ligação do Centro da cidade aos bairros da Região Sul, como Maraponga, Serrinha, Itaperi e Parangaba.

“A Parangaba é um dos principais pontos de concentração da cidade. Este é um binário com características um pouco diferentes dos demais, porque, além do binário em si, vamos duplicar o trecho da Av. Germano Franck, implantando faixa exclusiva para ônibus, ciclofaixa, novas estações do Bicicletar. Tudo isso para garantir, principalmente, segurança para o pedestre e requalificar as vias do entorno, com novas calçadas, drenagem, iluminação, paisagismo”, explicou o prefeito Roberto Cláudio.

De acordo com o engenheiro da Prefeitura de Fortaleza, Victor Macêdo, o Binário da Parangaba tem como objetivo melhorar o fluxo do local. “A região da Parangaba é importante, porque ela conecta diversos outros centros da cidade. Por ali, passam cerca de 190 mil pessoas, só nos transportes públicos, por dia e mais de 26 mil veículos passam por dia na Av. Germano Franck. É uma região muito importante para a cidade e que tem grandes problemas de congestionamento e segurança viária. O binário vem para otimizar todo o fluxo”, destacou.

Intervenções físicas
A previsão é que as intervenções tenham início no dia 25 de janeiro, envolvendo a duplicação de cerca de 0,5 Km da Avenida Germano Franck, entre a Avenida Dr. Silas Munguba e a Rua Júlio Verne, além de alargamento, calçadas, drenagem, serviços de terraplenagem e nova pavimentação em vias do entorno. Após a obra, a avenida passará a contar com ciclofaixa bidirecional e três faixas para tráfego por sentido, sendo uma exclusiva para ônibus.

A Rua Barão de Canindé terá sentido norte-sul (Montese/Parangaba), entre a Rua Barão de Sobral até a Rua Germano Franck. Já a Avenida Germano Franck terá o sentido sul-norte (Parangaba/Montese). O projeto prevê, ainda, a extensão da Rua Barão de Canindé que, após requalificação viária, fará a ligação com a Av. Germano Franck, tornado-se mais uma opção para quem trafega com destino aos bairros Parangaba e Maraponga.

Dados operacionais do Terminal da Parangaba
Circulação de passageiros: 190 mil
Linhas: 57

Linhas que operam somente na Rua Germano Frank
Total de linhas: 15
Número de viagens: 956
Número de ônibus: 126
Número de passageiros: 56.389
Ônibus/hora: 86,8

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados