sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Lançado edital de licitação do sistema de transporte coletivo em Juazeiro do Norte

A Prefeitura de Juazeiro do Norte lançou edital para licitação do sistema de transporte coletivo. As queixas contra o atual sistema são muitas e todas cobertas de razões. A cidade atualmente conta com um serviço muito precário, com ônibus velhos (verdadeiras sucatas ambulantes), horários inconvenientes e alguns ônibus sequer estão adequados para o transporte condigno de cadeirantes. Não é raro encontrar ônibus parados, devido à pane no motor. 

Juazeiro realmente precisa melhorar e muito o seu sistema de transporte coletivo. Destacamos alguns requisitos  como a idade média da frota de, no máximo, 10 anos e todos com elevadores para garantir acessibilidade aos cadeirantes e idosos. Além disso, pontualidade nos serviços, novas linhas e a oferta de horários mais tardios. Quando surgir a necessidade de novos trechos, isso poderá ser autorizado com uma simples ordem de serviço sem precisar de mais uma licitação. 

Diz ainda o Edital que as atuais empresas que detêm o serviço também podem participar da licitação, o que é correto e dentro da lei. Mas o que não pode nem deve ser correto é que se por acaso elas ganharem a concorrência continuem prestando o mesmo péssimo serviço. Uma coisa que merece uma reflexão é o item que diz que a idade máxima é 10 anos. Pode ser que estejamos errados, pois nos falta habilitação técnica para fazer essa análise de forma minuciosa. Mas parece que para o tipo de serviço a ser executado, numa cidade com  ruas esburacadas, como é Juazeiro, um ônibus com dez anos de uso já está muito gasto. Geralmente os que vêm prestar esse serviço aqui são comprados de cidades onde eles já eram utilizados no serviço de transporte coletivo urbano e já não podiam mais circular. 
Com informações: Editorial Portal Juazeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados