quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Motoristas desrespeitam faixa exclusiva de ônibus na Avenida Osório de Paiva

Apesar de já ser uma política de mobilidade em consolidação na Capital, começou mal a utilização da faixa exclusiva de ônibus da Avenida Osório de Paiva, implantada no último dia 9 de janeiro. Mesmo com a recente mudança que altera a infração pela utilização indevida de grave para gravíssima, com multa no valor de R$ 191,54, presenciamos irregularidades em pontos diversos da via.

Mesmo com placas de sinalização informando sobre a exclusividade da nova faixa, carros foram vistos estacionados em alguns trechos, como por exemplo, no quarteirão entre as ruas Gabriel Fiúsa e Dom Henrique, onde haviam cinco veículos parados. Neste trecho, os motoristas tiveram que desviar utilizando a faixa dos demais veículos. No mesmo sentido - Siqueira/Centro - mais carros foram flagrados estacionados ou em acesso ao lote de forma incompleta, o que atrapalhando o fluxo.

No sentido inverso, mais carros estacionados irregularmente no espaço demarcado. A expectativa entre os que se beneficiam diretamente com a faixa é grande. Para o motorista de ônibus Ivamar Oliveira, 54, a medida traz melhoria. "Se houver grande fiscalização eletrônica para combater as infrações será proveitoso. Em vias que já têm as faixas o fluxo melhorou, apesar de ainda haver desrespeito".

Fiscalização
Enquanto esteve no local, a reportagem não constatou o tráfego de veículos particulares na faixa exclusiva. O superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Arcelino Lima, explica que a experiência de implantação das faixas exclusivas em outros pontos mostra que é natural a desobediência dos motoristas nos primeiros dias. "Demora cerca de uma semana para a população se acostumar ou mesmo tomar conhecimento da nova situação. Por isso damos esse prazo para a fiscalização em caráter educativo", aponta o superintendente.

Arcelino acrescenta que os condutores já respeitam as faixas para coletivos em outros pontos, indicando a fiscalização como a responsável por isso. As autuações na via estão previstas para começar na próxima segunda, dia 18. O mesmo tipo de irregularidade foi visto em trechos da faixa exclusiva da Avenida Gomes de Matos. A AMC, contudo, ainda não dispõe de dados referente a infrações no local.

Tempo de viagem
Com a implantação dos 2,6 km da nova faixa na Avenida Osório de Paiva, a Capital totaliza 91,6 km de faixas exclusivas para o transporte público coletivo. "Isso representa um aumento de 830% na priorização do transporte coletivo e a meta é chegar a 135 km de faixas exclusivas até o fim do ano", disse o presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Antônio Ferreira.

Segundo destaca, o aumento da velocidade dos coletivos e a diminuição do tempo de viagem para o usuário são benefícios das faixas exclusivas comprovadas pelo redimensionamento no quadro dos ônibus logo após a implantação. A próxima avenida a receber faixa exclusiva será a Juscelino Kubitscheck.
Com informações: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados