terça-feira, 26 de janeiro de 2016

O Caio Vitória com motor Scania L113 da Empresa Iracema

Por Fortalbus
No começo da década de 1990, Fortaleza presenciava uma ligeira transformação no seu sistema de transporte coletivo por ônibus. Graças a implantação do Sistema Integrado e a construção dos terminais, as mudanças aconteciam desde a padronização visual ao tipo dos veículos que passavam a circular nas ruas da cidade.

Além dos ônibus de três portas que eram novidade para a época, vários veículos do tipo “Padron” ensaiavam uma futura melhoria no conforto dos passageiros, entretanto, apenas nos primeiros anos do SIT esses veículos foram adquiridos pelas operadoras locais. Destes ônibus diferenciados, relembramos um em especial que rodou através da extinta Empresa Iracema.

Com o prefixo 07206, o Scania L113 recebeu o encarroçamento do modelo campeão de vendas da CAIO, o saudoso Vitória. Com suspensão a ar e três portas largas que agilizavam o embarque e desembarque, o veículo representava bem o conceito de ônibus Padron para a época.

Dos poucos chassis L113 adquiridos para os primeiros anos do SIT na capital, este foi o único nesta configuração de carroceria, uma vez que a Empresa Vitória, do metropolitano, tinha sido a primeira do Ceará a receber o Vitória L113 com duas portas. Na Iracema, o 07206 chegou nas cores do padrão circular, utilizada teoricamente para as linhas circulares do SIT.

Fabricado em 1992, mas como modelo 1993, o Vitória durou pouco tempo na capital cearense, pois a Empresa Iracema, uma das mais antigas da cidade, decretou falência no ano de 1996. Ainda na década de 1990, o 07206 foi adquirido pela Empresa Boa Vista, de João Pessoa, onde lá, recebeu o prefixo 03378.

Na capital Paraibana, o veículo recebeu algumas modificações como o estofamento na bancada e o Brake Cooler, um sistema de ventilação para os freios. A Empresa Boa Vista encerrou suas atividades em 2002, sendo vendida para a Viação São Jorge.

O antigo 07206 da Iracema permaneceu no estado da Paraíba, sendo vendido para a cidade de Patos, distante 307km da capital João Pessoa. Nos últimos anos, o veículo realizou transporte de estudantes para uma escola particular da cidade, entretanto, devido ao seu estado de conservação foi desativado recentemente.

Embora visível as marcas dos seus 20 anos de fabricação, atualmente o Vitória encontra-se a venda na cidade de Patos. No interior do veículo quase nenhum vestígio de quando pertenceu à Iracema, exceto por sua pintura original visível após uma inspeção minuciosa na lataria com algumas avarias.
CAIO Viória - Scania L113 CL - Ano: 1992/93 (HUH-6228)

5 comentários:

  1. Este ônibus representa uma bela época de Fortaleza. Quando nos era disponível ônibus padron de verdade. Hoje infelizmente só se anda em verdadeiros caminhões disfarçados de ônibus. Tão somente e unicamente para o benefício da classe empresarial, e detrimento da população fortalezense em termos de conforto.

    ResponderExcluir
  2. Ele tá bem danificado hein... É uma pena...

    ResponderExcluir
  3. Eu já andei nesse busão quando era criança e quando morava aí em Fortaleza. Grande Circular 1 na Av Mister Hull.

    ResponderExcluir
  4. Triste saber que hoje só temos ônibus com motor dianteiro que são barulhentos , esquentam muito e são apertados ; que m viveu essa época sabe como os ônibus eram confortáveis e espaçosos

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados