sábado, 30 de janeiro de 2016

Prefeitura realiza ação de sensibilização sobre respeito a filas e assentos prioritários nos terminais de ônibus

A Prefeitura de Fortaleza iniciou, uma ação de fiscalização e conscientização sobre o respeito às filas e assentos preferenciais para idosos, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida entre usuários do transporte público nos terminais. A atividade faz parte da campanha “Ônibus, lugar de Cidadania e Gentileza”, que será realizada por meio da Empresa de Transporte Urbano (Etufor).

A campanha teve início nesta sexta-feira (29/01), de 6h às 9h e de 16h às 19h, no Terminal do Antônio Bezerra. Em todos os terminais, de forma simultânea, serão reforçadas as ações de fiscalização das filas exclusivas e assentos prioritários. A campanha será realizada uma vez por mês na Capital.

O Estatuto do Idoso, Lei 10.741/2003, bem como a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), Lei 13.146/2015, em seus capítulos X, determinam a prioridade aos idosos e às pessoas com deficiência, seja quanto à reserva dos assentos bem como “a prioridade e a segurança do idoso nos procedimentos de embarque e desembarque nos veículos do sistema de transporte coletivo”. Já a ABNT NBR 14022/2011 determina a reserva de 10% dos assentos para os passageiros prioritários que utilizam o transporte público.

A atividade envolverá cerca de 100 agentes da Etufor, do Sindiônibus e da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), além do efetivo da Socicam e da Etufor presente nos terminais. O trabalho envolverá dinâmica viva e esquetes teatrais, bem como uma abordagem direta com os usuários, de forma lúdica, visando o incentivo à gentileza dos passageiros em ceder o lugar nos ônibus e respeitar as filas exclusivas/prioritárias.

A operação de organização das filas será realizada concomitantemente em todos os terminais. Serão ainda utilizados cartazes que serão afixados em todos os ônibus, além de banners e spot de rádio que aborda o tema na rádio dos terminais, Terra do Sol, e na Expresso FM, e vídeos nas TVs internas dos coletivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados