sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Terminais de ônibus de Fortaleza terão estações de bike compartilhada

Os terminais de ônibus de Fortaleza vão receber estações de bicicletas compartilhadas do sistema Bicicletar, que disponibiliza atualmente 600 bicicletas para uso mediante cadastro e pagamento. Os terminais vão ganhar estações com 50 bicicletas compartilhadas. Além disso, os usuários poderão utilizar as bicicletas por até 14 horas.

Cada estação deve contar com cerca de 60 vagas, podendo variar dependendo da demanda de passageiros em cada terminal. Junto às estações, 15 paraciclos, com 30 vagas, serão instalados para que os usuários possam guardar suas próprias bicicletas.

Diferentemente do Sistema Bicicletar já existente, os usuários do novo projeto terão direito a permanecer com a bicicleta por até 14 horas, possibilitando que faça, por exemplo, o pernoite com o veículo ou permaneça no seu local de trabalho com ele e devolva após o expediente.

De acordo com o secretário-executivo de Conservação e Serviços Públicos, Luiz Alberto Sabóia, o "Modelo Integração" de bicicletas compartilhadas atende, principalmente, aos usuários que necessitam passar mais tempo com as bicicletas.

“Estamos tentando, através deste sistema, dar esta oportunidade para que ele passe até 14 horas com o veículo. Inicialmente, todas as estações serão implantadas em todos os sete terminais e nas praças Coração de Jesus e da Estação, ambas no Centro”, explicou.

O novo sistema funcionará todos os dias da semana, das 5h à 00h para retirada das bicicletas, e 24 horas (tempo integral) para devolução dos veículos. As bicicletas retiradas a partir das 17h das sextas-feiras poderão ser devolvidas até as 9h da segunda-feira seguinte, sem que haja penalidade para o usuário. A mesma regra será aplicada nos feriados.

A utilização das bicicletas compartilhadas será gratuita e ilimitada, desde que respeitado um intervalo mínimo de 15 minutos entre cada uso. Porém, será necessário utilizar o Bilhete Único Fortaleza para realizar o cadastro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados