quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

A trajetória da Viação Nordeste (Parte 4)

Por Fortalbus
Uma grande renovação da frota ocorre durante a década de 1990, reflexo de novas tecnologias e novidades que chegavam às fabricantes de carrocerias e montadoras nacionais. O investimento na aquisição de ônibus diferenciados e com terceiro eixo eram destinados as suas principais linhas interestaduais.

Também é nesta época que o ar condicionado passa a equipar a frota, item indispensável no serviço executivo e que proporciona viagens mais confortáveis aos passageiros. Os ônibus da marca Volvo foram responsáveis por grande parte dessa renovação, que com o bom desempenho do chassi B10M em suas operações, apostou no B12 para sua sucessão, primeiro veículo com motorização traseira da marca e que trouxe inovações a esta categoria. 

No fim dos anos 90, são incorporados os primeiros Comil da frota, entre eles, também os primeiros micros para linhas intermunicipais. Após o grande investimento nas renovações com Volvo naquela década, a primeira aquisição no século XXI da empresa potiguar surpreende pelo tipo inédito de veículo que passava a compor sua frota, eram os primeiros ônibus “Double-Deckers” da Viação Nordeste.

Também com Volvo e carroceria Busscar, as duas primeiras unidades foram equipadas com o que havia de mais avançado em conforto na época, até mesmo musica ambiente e filmes estavam a disposição do passageiro. No conceito mix de serviço, os DD’s tinham poltronas executivas no piso superior e leito no inferior. Mais tarde, também foram acrescidos outros dois Double-Deckers Marcopolo com quatro eixos.

Com o passar dos anos e um bom período sem renovações, alguns dos veículos receberam reformas e transformações na carroceria, acompanhado de algumas alterações na pintura e renumerações de prefixos. Dentre essas mudanças, de vários modelos e configurações, uma surpreende pela transformação quase que completa, um Nielson Diplomata B10M que ganhou ares de Jum Buss 380.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados